Semana Mundial do Brincar tem oficinas, palestras, jogos e vivências no SESC Piracicaba

Publicado em Por Diagramador

As unidades do SESC (Serviço Social do Comércio) do Estado de São Paulo, realizam a  Semana Mundial do Brincar campanha que objetiva sensibilidade e conscientização sobre a importância do brincar para todos os cidadãos, por meio de ações de mobilização e valorização da brincadeira. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade tem inicio amanhã, dia 22 e vão até o próximo sábado, dia 28.
Na unidade de Piracicaba, oficinas e palestras, jogos e brincadeiras, espontâneas e dirigidas por educadores, contemplam a programação que começa amanhã, dia 22 de maio, com vivências, contação de histórias e espetáculo de circo e segue até o dia 28, próximo sábado.
A proposta da programação vai ao encontro das atividades que aconteceram durante o Seminário “A Importância do Brincar”desenvolvido pela unidade entre os dias 27 e 30 de abril, que trouxe profissionais para abordar as linguagens do universo infantil de forma lúdica e também discutir como os jogos e brincadeiras são instrumentos de resgate dos genuínos princípios e valores humanos.

As atividades da Semana Mundial do Brincar em Piracicaba são abertas e gratuitas ao público.

Amanhã, dia 22, a programação é a seguinte: Vivências – Bolinha de Sabão – A magia e o encantamento das bolas de sabão contagiam esta vivência em momento para aprender a fazer e a brincar com as bolhas, inclusive em formatos gigantes. A atividade acontece as 10 horas no Parque Lúdico;  Contação de Histórias – Mister “Ai” – Pedro adorava brincar com seu smartphone, videogame, tablets e todo tipo de tecnologia. João adorava jogar bola, brincar de inventar brinquedos com sucatas e criar suas próprias brincadeiras. João dizia que aquele negócio de tecnologia não estava com nada. Pedro achava os jogos do João meio sem graça. Será que eles vão conseguir se entender?. A atividade acontece as 11 horas,  Jogo de Varetas as 14 horas; e  Pé de Palhaço , com a Cia. Pelo Cano, que reúne esquetes criadas pelas palhaças Emily (Vera Abbud) e Manela (Paola Musatti) durante suas intervenções com os Doutores da Alegria, Jogando no Quintal e Sampalhaças. Juntas há mais de 20 anos, as artistas trazem na bagagem números clássicos de circo, criações próprias e muita criatividade. A ação acontece também as 14 horas.

Já na terça-feira, dia 24, acontece o Teatro de fantoches e fantoches de dedos, com apresentações as 14h e 17h30.

Circolando – Prática com elementos circenses: perna de pau, equilíbrio de objetos e malabarismo, as 14h30 minutos; na quarta-feira acontece “Origens das cores: se misturar, no que dá?”, que possibilita à criança compreender a natureza das tonalidades, aprender a elaborar e transformar novas cores, as 14 horas; O Circo (sessão de cinema), as 20 horas;  na quinta-feira, feriado, haverá horário especial de funcionamento da unidade: das 9h15 às 18h15; e as 13 horas e 30 minutos a apresentação “UltraBola”; Brincando com Linhas, as 14 horas;  Feira de Trocas de brinquedos, também as 14 horas; e cinema “Território do Brincar”, as 14 horas.

Na sexta-feira, a partir das 14 horas, acontece a atividade Construção de máscaras; as 14 horas e 30 minutos acontece a atividade “Circolando”; já as 17 horas é a vez da atividade “Marcenaria”.

No sábado encerrando as atividades as 10 horas, acontece o Circolando – Prática com elementos circenses: perna de pau, equilíbrio de objetos e malabarismo;

Piquenique Pais e Filhos, no mesmo horário; Espaço Brincar – local onde crianças de até 6 anos, acompanhadas por um adulto responsável, conduzem e desenvolvem suas brincadeiras sendo estimuladas pelos elementos e objetos presentes no espaço, a partir das 11 horas; Jogos, Brincadeiras e Roda de convivência da Etnia Kalapalo do Alto Xingu, as 14 horas, marcando o encerramento das atividades.

Deixe um comentário abaixo