SEMTRE realiza ação em apoio ao “Outubro Rosa” no Hospital Fornecedores de Cana

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Com objetivo de compartilhar informações sobre a inserção e reinserção no mundo do trabalho às pacientes que passaram por tratamento oncológico, a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda – SEMTRE de Piracicaba, por meio do COMIT-PCD – Comitê Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, CEREST- Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Piracicaba e o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, foi realizado nesta quinta-feira, dia 20, no auditório do HFC-Hospital Fornecedores de Cana palestra com orientações sobre saúde e reabilitação do trabalhador, além de cadastro para vagas de emprego.

O evento faz parte da programação da 14ª edição do Encontro, “Amigas do Peito”, comemorado no mês de referência ao “Outubro Rosa”, promovido pelo CEON – Centro de Oncologia do Hospital Fornecedores de Cana, voltado para pessoas que tiveram câncer de mama, seus familiares e demais interessados.

A SEMTRE explica que após as palestras, tem a intenção de firmar uma parceria com todos os órgãos envolvidos e, por meio do COMIT-PCD, formar um GT (Grupo de Trabalho) para dar continuidade ao processo de acompanhamento com orientações aos pacientes que passaram por tratamento oncológico.

A programação da palestra sobre “Reinserção no Mercado de Trabalho Após o Câncer”, foi realizada na seguinte ordem: 1º CEREST- Helder Prado – Orientação sobre a saúde do Trabalhador; 2º INSS – Silvia/Anne – Orientação sobre o processo de reabilitação do trabalhador  e 3º SEMTRE/CAT – Orientações sobre cadastro e vagas de emprego.

O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, neste mês vários monumentos ficam iluminados de rosa.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, portanto a conscientização é necessária.

Deixe um comentário abaixo