Senac debate assistência social durante encontro com Órgãos Públicos, em Águas de São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

O desafio de implantar um sistema único de assistência social a partir do diagnóstico territorial e a importância de parcerias com instituições para o enfrentamento de problemas comuns entre os municípios foram temas centrais do Encontro com Órgãos Públicos, promovido pelo Senac Piracicaba, com apoio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads). O evento reuniu 65 pessoas, entre secretários municipais de assistência social e coordenadores de 27 municípios, no último dia 30, no Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

Para debater o assunto, Dirce Koga, doutora em serviço social e referência na área, ministrou a palestra Lugar do Território nas Políticas Sociais. Ela explicou que, tradicionalmente, a assistência social trabalhava por segmentos, mas, desde a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2005, houve a necessidade de pensar no território como ponto de partida. Segundo a especialista, é preciso desenvolver um trabalho em que os segmentos se unam no contexto que estão inseridos para modificar efetivamente a situação das vilas e da cidade. Para Dirce, as ações precisam partir de um mapeamento do perfil do local e da comunidade.

“É importante olhar o perfil do lugar, do bairro, fazer várias escalas de território para, então, implantar instrumentos de gestão adequados. Hoje, a dificuldade é que os estudos são muito segmentados”. A especialista ainda destaca a importância de eventos, como o realizado pelo Senac, para o fortalecimento do debate sobre a assistência social e as possibilidades de trabalho conjunto.

A diretora do Drads de Piracicaba, Maria Aparecida Ribeiro Germek, também reforçou a importância da reflexão conjunta entre os municípios e troca de experiências.  “É um momento para que os técnicos da região reflitam sobre o trabalho realizado e, com isso, potencializem as ações nos municípios para que sejam mais efetivas. O Senac tem sido um parceiro importante para que essas soluções possam acontecer. A instituição busca acompanhar essa dinâmica da área social e responder às demandas dos municípios com recursos técnicos”.

Senac debate assistência social durante encontro com Órgãos Públicos, em Águas de São Pedro

Senac debate assistência social durante encontro com Órgãos Públicos, em Águas de São Pedro

Durante o encontro, a secretária de Promoção Social de Santa Bárbara d´Oeste, Maria Cristina da Silva, comemorou os resultados da parceria entre o Senac Americana e a Prefeitura, por meio do Atendimento Corporativo. A parceria existe desde 2013 e alcançou 594 pessoas em quatro anos. “A chave da nossa estrada para o sucesso foi a disponibilidade do Senac em construir, a partir de nossa necessidade, a estrutura da parceria, com qualidade técnica”.

O resultado positivo das ações conjuntas com o poder público no Atendimento Corporativo também foi destacado por João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba. “É importante compartilhar experiências e mostrar as ações realizadas em prol do desenvolvimento social. Esse encontro também traz a chance de elaboração de um projeto único, cobrindo toda a região da Drads, como forma de criar maior proximidade com as secretarias de Desenvolvimento Social”, destaca.

Segundo Vânia Daniela da Silva Ramos, executiva de contas do Senac Piracicaba, “com as secretarias de desenvolvimento social, trabalhamos com o aperfeiçoamento profissional das equipes, por meio de ferramentas que auxiliem na rotina de trabalho dos CRAS e CREAS. Para as comunidades, ofertamos atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares, empoderamento, protagonismos e ações de geração de renda”, frisa.

 

O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo é um dos mais tradicionais e abrangentes programas de educação executiva do Brasil. Desde 2003, já são mais de 6.800 empresas atendidas e mais de 686 mil pessoas capacitadas que alavancaram sua carreira e seu desenvolvimento profissional. A experiência em elaborar cursos personalizados para as necessidades específicas de cada cliente e a opção de treinamentos em unidades de todo o país nas modalidades presenciais, a distância e blended faz a diferença num mercado concorrido e em grande expansão.

Organizações públicas nas esferas municipais e estaduais ou ainda grandes corporações privadas como Bosch, Walmart Brasil, Unilever e Grupo Pão de Açúcar são atendidas em suas necessidades e objetivos. É isso que explica o reconhecimento do mercado pela excelência do trabalho desenvolvido pelo Atendimento Corporativo do Senac. Já são 15 prêmios Top of Mind de RH na categoria Treinamento e Desenvolvimento, e mais seis Fornecedores de Confiança.  Além de 98% de satisfação positiva dos clientes, segundo pesquisa interna da instituição. Mais informações, no site: www.sp.senac.br/corporativo.

Deixe um comentário abaixo