Senac promove semana de atividades sobre inclusão e diversidade

Publicado em Por Hosana Cortenove

Piracicaba vai receber duas exposições que tem o objetivo de promover momentos de sensibilização e diálogo entre vários atores sociais

 

Estão abertas as inscrições para a 3ª Semana Senac de Inclusão e Diversidade, realizada pelo Senac São Paulo. O evento é gratuito, aberto ao público e ocorre em 16 unidades do Senac. Em Piracicaba, as atividades tiveram inicio no dia 3 e  segue até  31 de outubro, das 9 às 21 horas.

A programação tem como referência a garantia dos direitos humanos e aborda tópicos como educação, trabalho, diversidade e inclusão, além de dinâmicas de convivência a serviço da acessibilidade, de tecnologias assistivas e da defesa de grupos minoritários.

“São dois os principais objetivos da semana: abrir diálogos entre vários atores sociais e proporcionar momentos de sensibilização, que influenciem pessoas na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças”, afirma Regina Paulinelli, profissional da área de tecnologias sociais e desenvolvimento humano do Senac.

Programação: As atividades variam conforme o perfil do público de cada unidade, por isso a programação inclui ações em diferentes formatos, como palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, workshops, além de sessões de cinema e peças de teatro. Em Piracicaba, estão programadas duas exposições: Jardim Sensoriale Acessibilidade Áudio Visual. Para ambas, não há necessidade de inscrição.

A exposição Jardim Sensorial acontece de 17 a 21 de outubro, das 8 às 21 horas, e tem por objetivo estimular todos os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e gustação. Dessa forma, é possível interagir com o ambiente e estar em harmonia com ele, promovendo equilíbrio.

Já a mostra Acessibilidade Áudio Visual ocorre na biblioteca, de 3 até 31 de outubro, onde serão expostos audiolivros e livros em braile. O objetivo da exposição é mostrar para as pessoas esse universo, assim como os mecanismos da acessibilidade audiovisual. O horário para visitação é das 8 às 21 horas.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Para participar, basta comparecer diretamente na unidade. Mais informações estão disponíveis no Portal Senac (www.sp.senac.br/semanadeinclusao).

Novidades: Em fevereiro deste ano, o Senac lançou o jogo gratuito Diário de Amanhã. Disponível no Portal Senac e no site da Associação Palas Athena, o programa traz tópicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que propõe reflexões e sugere práticas dos princípios relatados no documento.

Em 2015, o Senac São Paulo conquistou o primeiro lugar no prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de recursos didáticos que utilizam a técnica chamada whiteboard e abordam vários temas relacionados à diversidade. O primeiro deles, já em fase de produção, trata das questões relacionadas às pessoas com deficiência e o segundo, sobre as questões de raça e etnia”, destaca Regina.

Acessibilidade: Todas as unidades do Senac são preparadas para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência. Na Aclimação e no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, há o Espaço Braille, onde são realizados serviços de digitalização, impressão em braile e gravações de áudio para a toda a rede Senac. Na matrícula, o aluno deve informar sua deficiência. A unidade pode ajustar mobiliários e solicitar materiais didáticos, em qualquer modalidade de ensino, conforme a necessidade.

Deixe um comentário abaixo