Setor de Vigilância programa para próximo mês vacinação de cães e gatos de Ipeúna

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Será realizada na primeira quinzena de agosto, a Campanha Municipal de Vacinação contra Raiva, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna.

A expectativa é a de que 1.500 animais sejam imunizados. O serviço é gratuito e todos os cães e gatos com idade a partir de três meses podem receber a vacina.

Para garantir 100% de cobertura vacinal no município, postos móveis serão montados em locais estratégicos. As vacinas são individuais e os materiais utilizados descartáveis.

O dono do animal deve tomar alguns cuidados na hora de leva-lo para ser vacinado.

Os cães devem estar com coleira e guia. Já os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas.

Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. As datas e locais de vacinação serão divulgados posteriormente pela Vigilância Sanitária.

De acordo com o técnico em Vigilância Sanitária, Miguel Carlos de Lima, a raiva é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem.

“A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados”, afirma o técnico.

Miguel Carlos de Lima informou ainda que a manifestação da doença pode ocorrer do 20º dia do contato com o animal doente até o 90º dia, por isso, deve-se tomar cuidado e no caso de dúvidas, procurar uma Unidade de Saúde.

Deixe um comentário abaixo