Técnicos da Funasa fazem coleta e analisam qualidade da água em Ipeúna

Publicado em Por Adelle Gebara

Com iniciativa que visa atender o Plano de Controle de Qualidade do Projeto Piloto do Plano de Segurança da Água do Município (PSA), que está sendo elaborado pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ), uma equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/PE) esteve em Ipeúna na sexta-feira (1º), com o objetivo de realizar coleta e análise da água tratada no município.

O químico da Prefeitura de Ipeúna Dr. Marcio Antonio Gomes Ramos acompanhou de perto a coleta das amostras, que foram feitas nos sete poços tubulares profundos, nas três Estações de Tratamento de Água (ETA), em um manancial superficial e em três pontas de rede. “As amostras serão submetidas às análises física, físico-químico e microbiológica em cumprimento ao Projeto Piloto do Plano de Segurança da Água do Município de Ipeúna”, explicou Osman de Oliveira Lira, da Funasa/PE.

“Técnicos da Funasa fazem coleta e analisam qualidade da água em Ipeúna” – Foto: Divulgação

De acordo com o dr. Marcio, a elaboração do PSA é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é uma importante metodologia de avaliação e gerenciamento dos riscos à saúde, apresentando procedimentos a serem desenvolvidos em todas as etapas dos sistemas ou soluções alternativas de abastecimento de água, desde a captação até o ponto de consumo.

“O PSA é uma iniciativa que tem por objetivo a contínua qualidade da água servida à população. Visa melhorar a qualidade e segurança da água para consumo humano, por meio da minimização da contaminação no manancial, eliminação ou remoção da contaminação pelo tratamento e prevenção da (re)contaminação no sistema de distribuição, identificando perigos e riscos à saúde em todas as etapas dos sistemas ou soluções alternativas e estabelecendo medidas de controle para reduzi-los ou eliminá-los”, informou o químico.

Deixe um comentário abaixo