Tutinho propõe que alunos criem Dia Municipal da Água em Rio das Pedras

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

O presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras, vereador Trudpert Allan Leite Riesterer (DEM), o Tutinho, propôs a uma turma de alunos do Ensino Fundamental da escola municipal Maria Arlete Angelelli um desafio: o de que eles levantem elementos para que um projeto de lei instituindo o Dia Municipal da Água, aproveitando as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi celebrado em 05 de junho.

O objetivo do projeto será estimular o uso racional e a preservação da água na cidade.

Tutinho recebeu os alunos no último dia 02 de junho para uma visita na Câmara Municipal que buscavam informações para entender melhor o funcionamento do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara Municipal falou sobre os efeitos das mudanças climáticas observados em nossa região, onde tem chovido muito em alguns anos (como o atual) e feito extrema escassez em outros.

Tutinho lembrou ainda que a questão hídrica é um dos problemas que mais aflige os rio-pedrenses e que compromete o desenvolvimento econômico da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Tutinho, relacionou essas questões à proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que seria comemorado dali a três dias, para envolvê-los em uma tarefa que ao mesmo tempo os fará refletir sobre a questão ambiental, em um aspecto que impacta diretamente o município, e os permitirá desempenhar uma atividade que os leve a  compreender na prática o funcionamento do Poder Legislativo.

“Penso que a preocupação com as questões ambientais deve começar a ser trabalhada o quanto antes. E vocês já têm idade para saber o que é importante. Então, a partir de hoje até uma data que vocês considerem viável, pode ser o fim deste mês ou depois do recesso de julho,  trabalhem nisso. Busquem seus professores para que eles os orientem da melhor maneira. Depois, reuniremos uma equipe de pessoas para avaliar esses trabalhos. Transfiro a responsabilidade a vocês. A criação do Dia da Água de Rio das Pedras vai sair das cabeças de vocês. Topam?”, destacou o vereador que teve resposta positiva de alunos e professores e, em seguida, recebeu calorosos aplausos.

A conversa do presidente da Câmara Municipal de Rio das Pedras com os alunos teve duração de uma hora e meia, aproximadamente. Nela, Tutinho esclareceu aos alunos dúvidas levantadas a respeito do funcionamento da Câmara, no que diz respeito à parte administrativa. Explicou também a função dos vereadores e do Poder Legislativo, procurando sempre ilustrar com exemplos práticos.
Tutinho fez questão de, em vários momentos, transmitir aos jovens lições de vida, com a intenção de que isso contribua para que os eles fujam das ciladas que se apresentam no cotidiano.

“Ouvir o que um pai ou um professor diz nem sempre é gostoso, mas é bom. Façam sempre a diferenciação entre aquilo que é bom e aquilo que é gostoso. Quando se depararem com uma situação em que alguém lhes ofereça algo dizendo que é gostoso, dizendo para usarem que vai ser maravilhoso, parem e pensem: alguém sai oferecendo assim algo que é tão bom? O cemitério está cheio de gente que foi atrás do que era gostoso. Tomem cuidado, porque tudo aquilo que é gostoso é também perigoso”, foi um dos conselhos transmitidos.

Deixe um comentário abaixo