Unesp promove workshop para o desenvolvimento rural em Ipeúna

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Uma das propostas do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ipeúna para o “VI Workshop Políticas de Desenvolvimento Rural: informação como base do conhecimento” é a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Rural do município. O assunto será debatido durante o evento, dia 20 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal, realizado em parceria com o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da UNESP Rio Claro. A programação inclui ciclo de palestras, mesa redonda e espaço de diálogos. O evento gratuito é aberto a participação da população.

O presidente do Conseg Idevaldo Prata Junior explica que há uma preocupação em fazer um levantamento completo da região rural de Ipeúna. “Nosso objetivo é desenvolver um projeto piloto não somente com um mapeamento da região, mas também geoprocessamento, informações socioeconômicas, potencial turístico, entre outras informações, de maneira a identificarmos a vocação de Ipeúna“, revela.

A professora e uma das coordenadoras do workshop Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira, do Instituto de Geociências da Unesp, explica que dentro do escopo da extensão a Universidade está sempre atenta às demandas sociais e por meio do conhecimento produzido tem como subsidiar o planejamento em políticas públicas. “Esse espaço de diálogos proporcionará a oportunidade de conhecer e debater demandas, promovendo estudos que envolvam parâmetros teóricos e análise da situação atual da pequena propriedade e do desenvolvimento rural, resultando em propostas de políticas públicas”.

Deixe um comentário abaixo