Unidade das Empresas Icon em Rio Claro completa 25 anos

Publicado em Por Hosana Cortenove

Pioneira nos grandes passos da indústria de estampos para cerâmica no Brasil, a filial das Empresas Icon em Rio Claro, SP, completou, no final de maio, 25 anos de atividade na região. Com papel de destaque na transformação da cidade em maior polo cerâmico da América Latina, a Empresas Icon atende atualmente grande parte do mercado de ceramistas da região e emprega 100 profissionais. “Atender essa grande fatia do mercado que produz hoje em torno de 47milhões de m² ao mês, em um local que já é reconhecido como maior polo produtivo e agora polo tecnológico do país só aumenta nossa responsabilidade perante a expressividade desse mercado”, comemora o coordenador comercial da filial, Aguinaldo dos Santos.

Nestes 25 anos de operação a empresa já investiu aproximadamente R$10 milhões na filial, incluindo parque fabril, setor de desenvolvimento e máquinas. “A Icon é a única em toda região de São Paulo que possui um setor de design com softwares e equipamentos de última geração para atender a necessidade de desenvolvimento de relevos. Isso é reflexo de investimentos e também da força que a marca carrega”, explica Aguinaldo. Ocupando uma área de 15mil m², sendo 3mil m² de área construída, no ano em que foi fundada, a filial tinha também ao lado uma casa para a equipe formada no Sul e treinada para capacitar os primeiros colaboradores. “Viemos em uma equipe de seis pessoas. Nós apostamos como um visionário aposta em algo que ainda não existe de fato. E foram as adversidades que nos fizeram crescer e, por conseguinte, também beneficiar o setor cerâmico com a aposta da empresa e investimentos na região”, relembra o Diretor Técnico Comercial da Icon Estampos e Moldes e um dos fundadores da unidade, Elí Fortunato Filho.

Os investimentos refletem o reconhecimento que a empresa vem conquistando, como os nove prêmios de fornecedora de equipamentos mais lembrada entre os consumidores no segmento ceramista, conferido pela Revista Mundo Cerâmico, Certificado de Destaque de Preservação Ambiental, conferido pelo Jornal Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a única empresa do segmento de Estampos e Moldes certificada pela ISO9001. Segundo o gerente geral da filial, Valdemar Prochnon Neto, apesar do momento de instabilidade econômica, a empresa não parou de investir em tecnologia, processos, maquinário e nos próprios profissionais. “Nossa rotatividade de colaboradores é muito baixa, a média de tempo de nossos profissionais é de 15 anos de casa. Isso significa muito para nós e ainda mostra a solidez da empresa”, pontua Valdemar. Segundo o coordenador comercial da filial, os investimentos não param por aí, pois a filial prevê uma ampliação da área do parque fabril. “A filial está projetando uma ampliação que visa melhorias nos processos , proporcionando um aumento de produtividade, eficiência logística e satisfação dos nossos profissionais”, finaliza Aguinaldo.

 

Deixe um comentário abaixo