Vereador acompanha Coleta Seletiva em Águas

Publicado em Por Adelle Gebara

Teve inicio em Águas de São Pedro no último dia 12 de setembro, a coleta seletiva de resíduos sólidos não orgânicos, que é realizada às terças-feiras, das 07h00 às 18h00, pela Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, que já produziu seus primeiros resultados positivos.

De acordo com o vereador Valter Ferreira que também é presidente da ACASP – Associação Comercial e Industrial de Águas de São Pedro, e acompanhou o trabalho da equipe foram recolhidos em apenas três dias aproximadamente seis toneladas de materiais o que representa 100% dos endereços percorridos. Caso algumas ruas e avenidas ainda não tenham sido visitadas deverão receber atendimento a partir de agora, e nenhuma delas ficará de fora. “É bom registrar que o recolhimento de lixo orgânico não será realizado as terças-feiras, com exceção das ruas comerciais”, avisa o vereador.

Entre esses materiais recicláveis incluem-se papel, papelão, jornal, papel arquivo (folhas sulfite), vidro, garrafas PET, frascos PAD (leitosos), alumínio, isopor, metais ferrosos. A Cooperativa também recebe óleo de cozinha usado, que é igualmente vendido para reciclagem. Todo o material é transportado em caminhão fechado, do tipo “gaiola”, uma exigência da lei.

Em relação aos custos da prefeitura, é possível ficarem mais elevados, se comparados aos métodos convencionais. No entanto, iniciativas comunitárias e empresarias podem reduzi-los a zero e até mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas, como ocorre no caso da estância hidromineral, embora o objetivo primordial da iniciativa não seja o de gerar recursos, mas ganhos ambientais.

Audiência pública nesta segunda-feira:

Valter Ferreira lembra, ainda, que um ofício de sua autoria foi encaminhado e acatado pela Câmara de Vereadores de Águas de São Pedro, para a realização de audiência pública sobre a prestação do referido serviço, a se realizar no próximo dia 2 de outubro de 2017, às 19h00. Na ocasião, estarão presentes a presidente e representantes da Cooperativa do Reciclador Solidário de Piracicaba, que irão prestar esclarecimentos e orientações adicionais aos cidadãos.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Sem contar que a atividade é também é um exercício de conscientização e cidadania, em que os munícipes assumem um papel atuante em relação à administração da cidade e na construção de uma sociedade melhor.

“Vereador acompanha Coleta Seletiva em Águas” – Foto: Arquivo/Jornal O Regional

Deixe um comentário abaixo