Vereador Dú Sorocaba apela para liberação da vacina contra gripe H1N1 para toda população

Publicado em Por Hosana Cortenove

 

Nesta segunda-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro, o vereador Carlos Eduardo Oliveira, conhecido como Dú Sorocaba (PSB) – vice presidente da Mesa Diretora, apresentou a Moção de Apelo nº 08/2016 onde apela ao Governador do Estado, o também médico Dr. Geraldo Alckmin (PSDB), para que a Secretaria Estadual de Saúde libera  a vacina contra a gripe H1N1 para toda a população.

De acordo com o que explica o vereador “a gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010”.

“Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo inclusive, levar os pacientes até mesmo à morte. Em 2016 a gripe H1N1 chegou mais cedo ao Brasil. Em março de 2016 o número de casos só no estado de São Paulo superou a quantidade de pessoas doentes em 2015 em todo o país, são dados alarmantes. São 260 casos no Estado até março de 2016, contra 141 no Brasil todo no ano anterior.

A vacinação atualmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja: crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma. Quem não se encaixa nesses grupos, mas quer se prevenir, tem que buscar a vacina em clínicas particulares, arcando com todos os custos”, destaca o parlamentar.

“Por se tratar de um número elevado de cidadãos contaminados no nosso estado, encaminhamos a presente Moção de Apelo para que o Exmo. Sr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, Governador do Estado de São Paulo, autorize a liberação da vacina H1N1 para toda a população e não somente para os grupos de risco, a fim de prevenir novos contágios e proliferação do vírus”, finalizou o parlamentar sãopedrense.

Deixe um comentário abaixo