Vereador homenageia médicos do “Programa Mais Médicos”

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

São Pedro 05/05/2017 – Através da Moção de Aplausos e Congratulações nº 06 /2017, o vice-presidente e Líder de Governo, Carlos Eduardo Oliveira, conhecido como Du Sorocaba (PSB), esta homenageando os médicos cubanos profissionais que atuaram na cidade, através do “Programa Mais Médicos” do Governo Federal. A propositura foi apresentada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro realizada na terça-feira (2).

De acordo com o parlamentar em 14 de abril de 2014 os Médicos Cubanos chegaram ao município de São Pedro para atender na Atenção Básica, que no período tinha uma cobertura de apenas 21%.

Com a vinda desses profissionais, a Secretaria de Saúde colocou 5 equipes de Saúde da Família para funcionar nas regiões de maior necessidade com os médicos cubanos através do Programa Mais Médicos, ampliando assim a cobertura para 64%.

Na época os atendimentos estavam centralizados na UMIS, e foram descentralizados conforme o Plano Diretor da “Agenda 2025” e a Conferência da saúde, realizada em 2013, na gestão do prefeito Helinho Zanatta.

Vereador homenageia médicos do “Programa Mais Médicos”

Vereador homenageia médicos do “Programa Mais Médicos” – Foto: José Marino

“É inegável que a participação dos médicos cubanos em nosso município fortaleceu o acesso à saúde dos usuários com maior vulnerabilidade, propiciou a troca de conhecimento, com humanização e responsabilidade. Ganharam a simpatia e confiança da população o que favoreceu a adesão às unidades, vinculando as famílias”, ressaltou o vereador.

De acordo com o líder de Governo as unidades beneficiadas com esse programa foram: UBS São Dimas, com 3 médicos, tendo um fluxo médio diário de aproximadamente 350 pacientes; UBS Alpes das Águas com 01 médico, com um fluxo médio diário de aproximadamente 50 pacientes; UBS Bela São Pedro, com 01 médico e um fluxo médio diário de aproximadamente 50 pacientes e UBS Dorothéa com um 01 médica e um Fluxo médio diário de aproximadamente 50 pessoas.

“Os munícipes agradecem imensamente a colaboração e empenho desses profissionais, que deixaram seu país, seus familiares, seus amigos, sua casa para servir nosso município com grande empenho e destreza, sendo que chegaram a nossa cidade em um momento critico na questão da saúde publica, estávamos com indicadores desfavoráveis para nossos munícipes, tanto que não realizavam faturamento dos atendimentos, ou seja, não alimentavam o sistema do SUS com os dados necessários para exigirmos maiores recursos, no entanto que nossa cidade não era bem vista pela DRS-10 (Diretoria Regional de Saúde) e nossos recursos eram mais escassos e o trabalho deles deixou resultados extremamente positivos”, completou o vereador.

A homenagem é destinada aos médicos Randolfo Torres Martinez, Belkys Robainas Gonzales, Dania Librada da Silva, Rafael Garcia Arguollos e Raudel Garcia Estopinam.

“Parabenizamos esses profissionais pelo grande profissionalismo, competência e um grande esforço foram adquirindo confiança e respeito por parte da população, onde se comprometeram em atender as famílias de forma ampla e qualificada. Agradecemos imensamente e desejamos que em suas jornadas de volta pra casa, sejam ricamente abençoados e protegidos por Deus, pois são homens e mulheres que honraram seus afazeres e prestaram relevantes serviços à população”, finalizou Du Sorocaba.

Deixe um comentário abaixo