Vereadores buscam esclarecimentos sobre possíveis falhas na merenda escolar de São Pedro

Publicado em Por Diagramador

Nesta terça-feira, os vereadores Du Sorocaba e Elias Candeias ambos do PSB (Partido Socialista Brasileiro) se reuniram com a Secretária de Educação, Clélia Rivero e a Nutricionista da Cozinha Piloto, Juliana Ramalho, para esclarecer o porquê do atraso na merenda escolar em algumas unidades escolares.

A partir do dia 03 de agosto foi implantado através do Programa Mais Educação o período integral no município e com isso teve um aumento de 1175 alunos atendidos.

O programa Mais Educação, prioriza alunos com defasagem no aprendizado e os que se encontram em situação de vulnerabilidade social, os estudantes do programa recebem ainda alimentação e transporte.

No contra turno das aulas, os alunos tem, além de apoio pedagógico, oficinas lúdicas e recreativas. As oficinas são desenvolvidas de acordo com o perfil de cada unidade escolar. Neste início das atividades do programa, estão sendo avaliadas todas as características e ações e, conforme houver necessidade serão realizadas mudanças visando sempre o melhor desempenho do projeto.

A professora Clélia Rivero esclareceu os vereadores que, a princípio foi realizado um planejamento para a distribuição das refeições nos  horários normais, porém, devido ao aumento  da demanda e ao ocorrido, foi estabelecida uma meta para que até dia 30 agosto, sejam regularizadas todas as rotas sem prejuízos aos alunos e as unidades escolares.

Em relação à questão dos pães, a secretária também ressalta que já foi normalizada.

“Com o aumento no número de refeições devido ao Programa Mais Educação, o Centro Piloto que produzia para as refeições em torno de 280 kg de carnes, agora passou a produzir 400 kg de carne diariamente”, destacou a nutricionista Juliana Ramalho.

Hoje o município fornece em torno de 17 mil refeições diárias entre unidades escolares municipais, estaduais, entidades e os NAPs (Núcleos de Apoio Pedagógicos).

A Secretária fez questão de destacar que estão sendo ampliadas creches e escolas no município, inclusive, o Poder Executivo vem investindo com a construção de uma Creche Escola no Bairro Recanto das Águas; amenizando a demanda, conforme já vem acontecendo.

A Creche Escola Maria Angelina passará por reformas para melhor atender os anseios da comunidade a previsão é para que em 2016 sejam realizadas todas as benfeitorias.

Outro assunto discutido foi o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), recurso que o Governo Federal deveria estar repassando para as escolas, no entanto, não vem acontecendo, falta receber a quarta parcela de 2014 e todas as parcelas referentes ao primeiro semestre de 2015, este dinheiro é fundamental para auxiliar as escolas a se manterem com materiais de consumo que atualmente vem sendo comprado pela Prefeitura, devido ao não repasse por parte do Governo Federal.

Du Sorocaba destaca que os esclarecimentos foram importantes e as responsáveis pelo assunto buscaram elucidar os fatos, levando-os a crer que os mesmos não mais se repetirão, além de destacar a importância dos serviços que a Cozinha Piloto presta a comunidade sãopedrense.

“Conforme podem observar com todos os esclarecimentos podemos notar que a Secretária de Educação, bem como a Nutricionista, não se esquivaram da responsabilidade e estão em constante busca por melhorias, sabemos que com o programa houve um aumento significativo de alunos. Acreditamos que com as mudanças realizadas a partir de hoje, dia 11 de agosto, não acontecerão mais fatos desagradáveis como os que ocorreram. É importante lembrar que tanto a Secretaria de Educação como a Cozinha Piloto não medem esforços para oferecer o que há de melhor aos alunos”, destacou o vereador Du Sorocaba.

Deixe um comentário abaixo