Vereadores pedem campanha para combater a Cinomose em São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

São Pedro 05/05/2017 – A cinomose é uma doença causada por um vírus, e atinge principalmente cães filhotes não vacinados, ou imunossuprimidos.

Os sintomas podem variar como: Vômitos, diarreias, tosse, descarga purulenta (catarro) nos olhos e narinas, ou até mesmo problemas urinários, podendo ou não ter febre, e evolui pra sintomas neurológicos, como tremores, incoordenações e convulsões.

Tomando conhecimento que em São Pedro esta ocorrendo um surto dessa doença, os Vereadores Gilberto Vieira (PDT); Roberson Pedrosa de Oliveira, o Robinho (PSL); Adilson de Jesus, o Branco (PROS) e Joyce Benevides (PV), apresentaram em conjunto durante a sessão ordinária da Câmara Municipal que aconteceu excepcionalmente na terça-feira (2), devido ao feriado do 1º de maio, a Indicação nº 0176/2017 onde solicitam ao Executivo Municipal que por intermédio do Centro de Zoonozes realize uma campanha de conscientização e orientações de doenças transmissíveis a cães e gatos e a importância da vacina importada.

Vereadores pedem campanha para combater a Cinomose em São Pedro_Cristiano Oliveira

Vereadores pedem campanha para combater a Cinomose em São Pedro_Cristiano Oliveira

“Tivemos conhecimento que atualmente existe uma epidemia em nossa cidade da doença Cinomose canina, que tem matado ou feito com que profissionais tivessem que sacrificar um grande numero de animais. Só no bairro Novo Horizonte em menos de dois meses cinco cachorros morreram com a doença. Com essa e outras doenças fica evidente a necessidade desta campanha de conscientização e da vacinação a toda população através da imprensa e folhetos”, destacaram os parlamentares.

De acordo com os vereadores a cinomose é uma doença a que pode ser transmitida diretamente de um cão para o outro, através de espirros, secreções oculares, nasais, orais, pelas fezes ou ainda pelo ar, respirando o ar infectado. Indiretamente o vírus da cinomose pode ser levado, quando temos contato com um cachorro doente, transportando em nossas roupas e sapatos o vírus para o cachorro sadio.

Deixe um comentário abaixo