VISA pede que remédios vencidos e fora de uso sejam encaminhados à Farmácia Municipal

Publicado em Por Diagramador

Medicamentos_2Os moradores de Ipeúna que tenham em suas casas remédios vencidos ou em desuso e querem dar uma destinação correta devem encaminhá-los à Farmácia Municipal localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS). A orientação é do setor de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria de Saúde de Ipeúna. Segundo o técnico em VISA, Miguel Carlos de Lima, descartar os medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto não é uma atitude recomendável, pois pode trazer graves consequências ao meio ambiente.

Miguel observa que a partir do momento em que o medicamento está vencido, alguns cuidados são necessários na hora de jogar fora. “Porém, muitos consumidores não sabem o que fazer com esses produtos”. Ele afirma que é comum a população descartar os remédios de maneira errada. Muitas vezes frascos e comprimidos que perderam a validade são jogados no lixo doméstico dentro das embalagens originais, “mas, isso é errado”, alerta.

Ele informa ainda que ficar com o remédio vencido em casa também é um perigo e pode ocasionar danos à saúde se alguém consumi-lo, como por exemplo, uma intoxicação. “O uso de medicamento vencido pode trazer riscos ao paciente. A validade do medicamento é determinada pelo fabricante após a realização de vários testes para que se possa garantir a estabilidade e o efeito desejado do mesmo”, explica.

O técnico da VISA recomenda ainda que a população dê o descarte certo também aos medicamentos fora de uso. “Os medicamentos dentro do prazo de validade e adequadamente conservados, especialmente, os em comprimidos, podem ser destinados a outros pacientes ou de acordo com a análise do farmacêutico, podem ser encaminhados para incineração”, avalia. A Lei 915, de 12 de agosto de 2010, de autoria do vereador Alécio Pazeto, instituiu no município o Banco do Remédio, que tem por objetivo a formação de estoque de remédios, oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas. A Farmácia Municipal está localizada na Rua Araripe da Fonseca nº 1100, no bairro Altos de Ipeúna.

Deixe um comentário abaixo