XIII Semana do Educador de Ipeúna

Publicado em Por Hosana Cortenove

Entre os dias 17 e 21 deste mês, acontecerá a XIII Semana do Educador de Ipeúna, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Voltado aos educadores da rede municipal, o evento tem por objetivo a capacitação dos docentes da rede municipal, considerando as contínuas mudanças que ocorrem no ambiente e a necessidade de respostas rápidas a essas mudanças.

De acordo com a secretária de Educação Dirlaine Grella, a iniciativa propõe aos participantes uma reflexão sobre as práticas educativas e sobre a importância do educador como responsável pela formação de cidadãos éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa.

“Este momento de formação dos profissionais tem como objetivo, proporcionar aos educadores da rede municipal de ensino a aquisição de conhecimentos, interação e socialização de suas vivências no contexto educacional; viabilizando uma prática pedagógica que atenda as reais necessidades e anseios da comunidade escolar”, afirma a secretária.

O prefeito José Antonio de Campos, conhecido como Zé Banana (PSD), afirma que a iniciativa é uma forma de promover a valorização e formação continuada dos educadores, com a abertura de oportunidades que os permita a ampliação dos conhecimentos e a troca de experiências.

“O evento visa contribuir para a formação de educadores capazes de compreender as novas perspectivas que envolvem as relações de ensino e aprendizagem, identificando as possibilidades de uma atuação preventiva de problemas e de distúrbios originados dessa relação possibilitando dessa forma a melhor relação ensino-aprendizagem”, ressalta o prefeito.

Para isso, a XIII edição do evento contará com a realização de oficinas que serão ministradas por nomes com ampla experiência profissional, como o professor Moacyr Carlos Junior, que abordará Psicomotricidade, brincadeiras e músicas. \Também participarão da Semana os professores Poliana Savegnago, Ricardo José Carneiro, Joyce Raimundo e o professor doutor Arquilau Moreira Romão.

XIII Semana do Educador de Ipeúna

XIII Semana do Educador de Ipeúna – Foto: Divulgação

A programação da XIII Semana do Educador de Ipeúna será divida em educação infantil e ensino fundamtal.

Para educação infantil a programação é a seguinte: dia 17, Oficina: Psicomotricidade, brincadeiras e músicas, com o Palestrante: Professor Moacyr Carlos Junior – Licenciado em educação musical pela Faculdade de Música Santa Marcelina de Botucatu – SP e em educação artística – Habilitação em Música – pela Faculdade de Música Santa Marcelina de São Paulo – SP, é responsável por vários projetos na área musical (Coral na Escola, Doce Flauta-Doce, Aprender Cantando), desenvolvidos em Araraquara; dia 18, a Oficina: A arte de ouvir e contar histórias, com Palestrante: Professora Poliana Savegnago – Bacharel em Artes Cênicas, com especialização em “Curso Brincante para Intérpretes e Educadores, pelo Instituto Brincante – Antônio Nóbrega – São Paulo/SP; dia 19, a oficina: Matemática na Educação Infantil, com o Palestrante: Ricardo José Carneiro – Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Instituição Moura Lacerda. Licenciatura Plena em Pedagogia – União da Faculdades Francanas – Franca – SP. Pós – Graduação Latu Sensu em Matemática – Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé – MG. Pós – Graduação Latu Sensu em Metodologia do Ensino da Matemática pela UNICLAR – Batatais – SP e no dia 20, com o Palestrante: Professor Doutor Arquilau Moreira Romão – Doutor e Mestre em Educação pela Unicamp, Bacharel em Direito – Universidade de Ribeirão Preto, Bacharel em Filosofia. – Faculdade Salesiana, Licenciatura Plena em História – Unimauá, Graduação: Filosofia – História – Direito, autor de vários livros e diretor da Consultoria Pedagógica Tantas Palavras.

A programação do Ensino Fundamental é a seguinte: dia 17, será realizada a Oficina: Dificuldades de aprendizagem e alfabetização, com o Palestrante: Professora Joyce Raimundo – Licenciada em Pedagogia e habilitada em Educação Especial, pela UNESP Araraquara. Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado na UNESP de Marília, coordenadora da rede municipal de ensino de Batatais. Atualmente gestora na EMEI Prof° Paulo Roberto Faggioni; dia 18, será realizada a Oficina: Os jogos na construção de conceitos matemáticos, com o Palestrante: Professor Ricardo José Carneiro; dia 19 será realizada a Oficina: Contação de histórias – encantamentos que ultrapassam os tempo, com a Palestrante: Professora Poliana Savegnago e no dia 20, será a vez da palestra com o Professor Doutor Arquilau Moreira Romão.

Deixe um comentário abaixo