A Toyota promete muito agito no Brasil em 2018

Publicado em Por Sergio Marques

Em breve, o Etios deverá ganhar mais equipamentos e no meio do ano, será a vez do Yaris hatch chegar; depois virá a Hilux reestilizada; e ainda a linha Lexus terá novos SUVs com propulsão híbrida. Por fim, a linha esportiva Gazoo Racing será apresentada no Salão do Automóvel.
Embora sem fazer alarde ou grandes anúncios, a Toyota já se movimenta para iniciar ainda neste ano a produção do hatchback Yaris na fábrica em Sorocaba (SP), onde o modelo será montado a partir do segundo semestre.
São ao todo 145 postos de trabalho ofertados, sendo 100 para produção e 45 na área de manutenção, na função de operador multifuncional trainee.

Toyota Yaris 2018

Toyota Yaris 2018

Principal lançamento da Toyota neste ano no Brasil, o Yaris consumirá mais de R$ 1 bilhão em investimentos.
De origem tailandesa, o futuro Yaris brasileiro mede 4,15 metros de comprimento e conta também com uma versão sedã, ainda não confirmada pela marca mas já bastante cogitada como concorrente direta de modelos como VW Virtus, Fiat Cronos e Honda City.
Na Tailândia, os carros adotam mão-inglesa e em todas as versões, a luz de posição (lanterna), marcada por um filete de led, dá um toque de sofisticação nas mais completas, as luzes de freio também são de led.
Por dentro, a receita da Toyota segue a mesma, com o simplismo que sempre fez sucesso em seus produtos, sem inventar moda e mantendo a boa funcionalidade e a ergonomia.
O painel fica atrás do volante, voltado a quem interessa, o motorista. Todos os vidros são elétricos, mas só o do motorista é do tipo “um toque” – e só a respectiva tecla é iluminada.Toyota Yaris painel O painel, atrás do volante, tem luzes azul e branca.
A versão topo de linha vem com chave presencial para acesso ao carro e partida do motor. Também conta com volante multifuncional, herdado do Corolla, com teclas do computador de bordo, sistema de som, piloto automático e telefonia – tem até revestimento de couro.
O sistema de direção tem bom nível de assistência: confortável nas manobras e com peso suficiente para transmitir segurança em velocidades mais elevadas. O ar-condicionado digital vem de série já a partir da versão intermediária, mas é de zona única de ajuste de temperatura. A central multimídia sensível ao toque é bem completa e de uso intuitivo.  Tela multimídia é sensível ao toque.
O equipamento tem as mesmas funções do sistema do Corolla brasileiro, como GPS, leitor de CD e DVD, rádio, Bluetooth e câmera de ré e entradas USB, SD e HDMI.
O acabamento interno tem como destaque os revestimentos de tecido aveludado (bege ou preto), muito bonitos e agradáveis ao toque. As portas são forradas de plástico duro com aplique de tecido apenas no apoia-braço.
O painel segue usando o mesmo material das portas e com linhas pontilhadas nas bordas que imitam costura de couro, característica herdada do Corolla e da picape Hilux. Mas o desenho moderno compensa a aspereza. Trio elétrico deve vir de série na versão brasileira.
As saídas de ar são contornadas por plástico com aspecto de aço escovado, assim como as molduras da central multimídia, no centro do painel. Além dos porta-copos nas portas, há dois espaços no console central (iluminados por led) que podem receber até pequenas garrafas.
Acima do Etios Graças à nova plataforma modular TNGA, a Toyota conseguiu aproximar o Yaris dos rivais. São 4,43 m de comprimento ante 4,45 m do Honda City e os 4,47 m que deverá ter o Volkswagen Virtus.
O entre-eixos do Toyota Yaris é de 2,55 m, contra 2,60 m do Honda e 2,65 m do VW. Para se ter uma ideia do posicionamento do Yaris, ele é 5,6 cm mais comprido que o Etios Sedan e 19,5 cm mais curto que o Corolla. Em entre-eixos, o Yaris empata com o Etios e é 15 cm menor do que o sedã maior.
Os bancos não são revestidos em couro.  Na traseira, há pouco espaço para a cabeça, mas, no centro, o piso é plano
O assoalho plano dá uma vida melhor a quem viaja no centro do banco traseiro, mas, se você tem mais de 1,80 m de altura, inevitavelmente irá encostar a cabeça no teto. Isso ocorre pelo infeliz casamento do banco traseiro alto e o teto com caimento acentuado. O porta-malas conta com bons 473 litros de volume.

Toyota-Yaris

Toyota-Yaris

Há também o assistente de partida em rampa, que mantém  o carro parado por cerca de 3 segundos sem acionamento do pedal do freio.

Serviço Toyota em Piracicaba: Nippokar – Av. Dr. Cássio Pascoal Padovani, 1445 – Morumbi, Telefone: (19) 2106-4222

Deixe um comentário abaixo