Águas de São Pedro receberá musical “Casa de Noel”

Publicado em Por Diagramador

No primeiro sábado de dezembro, (2), a cidade de Águas de São Pedro será palco de um musical natalino chamado “Casa de Noel”, do qual se apresentará no Centro de Convenções às 20h00.

A cidade de Americana será sede do primeiro show da temporada 2017. A apresentação acontecerá no próximo dia 25, a partir das 20h00, no Teatro de Arena Municipal Elis Regina, com entrada gratuita.

A partir de 2006, a Casa de Noel mudou seu perfil, transformando-se num projeto cultural. Em 2007, o espetáculo ganhou força com seus shows itinerantes na região de Piracicaba, visto por mais de 400 mil pessoas desde sua primeira apresentação no ano 2000.

O musical “Casa de Noel” traz Papai e Mamãe Noel Cantores acompanhados do “Panetone Banda”, com músicas que vão desde as canções natalinas, MPB, pop internacional, passando pelo axé e infanto-juvenil.

Para o criador do projeto, o publicitário Bruno Chamochumbi, levar os shows para oito cidades paulistas, incluindo a capital, é a realização de um sonho.

O espetáculo conta com recursos dignos de um musical e dura cerca de uma hora. No repertório, as tradicionais canções natalinas e outros ritmos, com destaque para as músicas Natal Todo Dia (versão em português de Hill The World, de Michael Jackson), Boas Festas (do brasileiro Assis Valente), Jesus Cristo (de Roberto Carlos), além de medleys de ritmos brasileiros. O cenário é rico em cores e traz para o palco diferentes mundos que vão de personagens da neve até os personagens do Papai e Mamãe Noel. Para completar o encanto visual, os atores trazem figurinos coloridos, apresentados em meio a muitas trocas de roupas, além de efeitos visuais que fazem do show uma verdadeira experiência sensorial. Os músicos do “Panetone Banda”, com figurino do clássico “Quebra-nozes”, se apresentam de forma divertida e integrada ao roteiro.
Chamochumbi encarnou o Papai Noel pela primeira vez em 1997, aos 15 anos. Após algum tempo, o publicitário decidiu usar a imagem do Bom Velhinho para divertir as pessoas. Surgiu, então, em 2000, a “Casa de Noel”, projeto realizado pelo MBM Escritório de Ideias, sediado em Piracicaba. O publicitário conseguiu naquele ano a adesão de amigos e realizou a primeira “Casa de Noel” num imóvel antigo, localizado na principal rua do comércio da cidade. Arquitetos e designers de interiores, junto de parceiros, acabaram promovendo a primeira mostra de arquitetura e decoração da cidade até então, com o tema natalino, que recebeu cerca de 12 mil visitantes. Nos anos seguintes foi apresentado na sede da Società Italiana, instituição para a qual contribuiu em sua restauração.
Chamochumbi destacou que, hoje, o espetáculo tem uma estrutura profissional: “São mais de 40 pessoas envolvidas diretamente no show. Produtores, músicos, atores, técnicos de som e luz, jornalistas, publicitários, designers e outros parceiros que garantem uma apresentação de altíssima qualidade”, afirmou.  Para ele, o grande destaque da apresentação é mostrar a figura mítica do Papai Noel de forma bem-humorada e familiar ao público.
Já para o diretor teatral, Carlos ABC que assumiu o espetáculo no ano passado, junto de Chamochumbi e Petrini, contou que o tema Natal sempre esteve presente em sua vida, por causa das festas de família. Além de própria vivência, Carlos ABC observa que se baseou também no Papai Noel feito por Bruno, que apresenta essa característica musical.
Para o diretor musical, Hermes Petrini o qual acompanha o espetáculo desde o seu surgimento, disse que possuem uma cumplicidade e sintonia muito grande, ele e o Papai Noel. Isso transpareceu nos 18 anos de “Casa de Noel”. A experiência, segundo ele, os convidou a repetir o que acreditavam que tocaria o coração das pessoas e o que precisava ser mantido.  A partir dessa premissa, desejaram manter a ternura, a gentileza, a esperança e o espírito natalino. Para Petrini, o ponto mais importante do espetáculo é que o Papai Noel sabe que é o segundo símbolo maior de Natal, o que não descaracteriza essa festa religiosa cada vez mais ecumênica e não se revela consumista e capitalista: “Assim, valores são essenciais para fazer parte de nosso repertório. A inspiração maior é a necessidade de amor e esperança que todos temos, ainda mais em tempos turbulentos como o nosso”, falou.

O projeto é do MBM Escritório de Ideias e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac/SP, que destina recursos do ICMS para iniciativas culturais, tendo a Panco como principal patrocinador.

“Águas de São Pedro receberá musical “Casa de Noel”” – Foto: Divulgação

A temporada 2017 de shows do projeto Casa de Noel acontece entre os meses de novembro e dezembro, aos finais de semana.

25/11 (sábado), 20h – Americana, no Teatro de Arena Municipal Elis Regina.
02/12 (sábado), 20h – Águas de São Pedro, no Centro de Convenções.
09/12 (sábado), 20h – Santos, na praia do Gonzaga (altura da rua Marcílio Dias).
15/12 (sexta), 20h – São José dos Campos, no Centro da Juventude.
16/12 (sábado), 21h – Guararema, no estacionamento do Recanto do Américo.
17/12 (domingo), 20h – Campinas, na Estação Cultura
22/12 (sexta), 20h – Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro.
23/12 (sábado), 20h – São Paulo, no Campo de Marte/Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, Santana

Deixe um comentário abaixo