Alunos do curso de skate do Cras são destaques em diversas competições a níveis Estadual e Nacional

Publicado em Por José Marino

As aulas de skate oferecidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social São Dimas, que tem como foco na integração social de crianças e adolescentes, em sua maioria em situação de vulnerabilidade, proporcionam momentos de orientação e prevenção sobre questões sociais comuns a essa faixa etária e também tem garantido resultados de destaque em competições.

O skatista Cri Duarte, responsável pelas aulas, diz que o skate como esporte possibilita não apenas o conhecimento de atletas renomados, mas influencia, por exemplo, no modo de se vestir, na escolha das músicas entre outras características da modalidade. “Outro fator positivo é poder participar dependendo do atleta de competições que oferecem bons prêmios tanto em dinheiro como em bens materiais, caso do Léo Lima, só para citar um exemplo, ganhou uma moto na etapa nacional paraense”.

Cri Duarte conta também que São Pedro está muito bem representada no skate em várias modalidades, principalmente no Longboard Skate, que usa um skate maior e no Street Skate, modalidade que usa obstáculos que simulam corrimãos, escadas e caixotes.

No final do ano passado, vários skatistas de São Pedro ficaram em colocações importantes nos Circuitos Paulistas e Brasileiro, com destaque para Sérgio Veloso(Morceguinho), que ficou na terceira colocação, e Luiz Gustavo Gomes(Miojo), quarto na categoria Mirim, a base do skate. No Street Amador, William Gaspare (Tarzan) ganhou o Circuito Eterno Skate, um dos maiores do Estado, enquanto Amarildo Rodrigues (Armário) foi o vice-campeão Paulista de Longboard iniciante e terceiro no Brasileiro. Já Léo Lima sagrou-se bi-campeão Brasileiro e Paulista.

“O ano foi especial, devido a grande quantidade de skatistas de São Pedro entre os 10 melhores em vários rankings. O principal foi o Circuito Brasileiro de Longboard Downhill, onde tivemos 6 entre os dez melhores”, destacou Duarte.  Em 2016, foram 3 Campeões Paulistas, e 2 Campeões Brasileiros.

“O skate pode ser considerado uma das práticas esportivas que mais adquiriu visibilidade nos últimos tempos. Isso pode ser comprovado, entre tantos casos, pela audiência dada à vários canais de televisão (por meio de programas que exibem competições ao vivo) e pelo retorno financeiro atribuído às muitas empresas que investem em ações direcionadas aos adeptos e simpatizantes dessa prática”, acrescentou..

Para a coordenadora do Cras Ane Caroline Momesso e a assistente social Monica Viebig, o trabalho desenvolvido pelo professor de skate Cri Duarte tem contribuído no desenvolvimento desses jovens, proporcionando além do conhecimento mais profundo do esporte uma perspectiva de um futuro melhor.

Aulas: As aulas de skate são realizadas às terças e quintas-feiras em dois horários: das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00 no Tiro de Guerra. Os interessados devem procurar o Cras, na Rua José Esteves, 329, bairro São Dimas, fone (19) 3481-9395.

Deixe um comentário abaixo