“Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer” teve como meta atender 1050 pacientes

Publicado em Por Diagramador

A Associação Ilumina promoveu a 10ª edição da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesta semana, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro realizou 220 mamografias, para diagnóstico precoce do câncer de mama, 100 exames de sangue oculto nas fezes para prevenção do câncer de intestino, 100 exames de raios-X para prevenção e diagnóstico precoce de câncer no pulmão, 150 exames de PSA e agendamento de consulta com o urologista, ambos para detecção do câncer de próstata. Além disso, foi disponibilizada também uma estrutura para a realização de 200 consultas odontológicas, com o objetivo de encontrar sinais do câncer de boca. Os pacientes diagnosticados durante a Campanha serão acompanhados pela equipe da Associação Ilumina nas atividades do dia-a-dia.

A 10ª edição aconteceu na Estação Paulista em Piracicaba e contou com uma carreta cedida pelo Hospital do Câncer de Barretos para o diagnóstico do câncer de mama, além de terem fechado parceria com Laboratório da Prefeitura para coleta do exame de sangue e o furgão da UNIODONTO para as consultas de boca. Ademais, para facilitar o acesso da população, foi disponibilizado um ônibus o qual o transportou, gratuitamente, os pacientes entre o Terminal Central de Piracicaba e a Estação Paulista.

A Dra. Adriana Brasil fez algumas considerações: “Depois de 10 anos, temos uma coisa muito importante para comemorar que é a intensificação da parceria com a Prefeitura de Piracicaba. Hoje, os pacientes da associação possuem uma conformação que aproveitam a capilaridade do SUS. Nós não possuímos fila paralela e a ideia é justamente essa, poder agregar com o poder público. Na campanha, foram disponibilizados 1050 vagas entre atendimentos e consultas, das quais, as campanhas de pulmão e próstata estão sendo coordenadas pela Prefeitura, através dos raios-X de tórax e exames de PSA e essas avaliações serão feitas na própria Associação Ilumina. O nosso segundo grande parceiro é o Hospital do Câncer de Barretos, que trazem as carretas todos os anos e nesse ano, trouxeram duas delas que possuíam o mamógrafo, disponibilizando assim, 220 mamografias. Por fim, o nosso parceiro mais antigo é o UNIODONTO que disponibilizaram um furgão para a realização de exames de boca”, disse a doutora. “O ilumina realiza cerca de 6000 atendimentos por ano e nessa campanha, temos como meta atender 1050 pessoas”, afirmou Adriana Brasil.

A associação conta com o apoio dos colaboradores, tais como, Unimed, Sicoob, Prefeitura de Piracicaba, Hospital de Câncer de Barretos, Aquarela, Fractal e Lions, os quais prestigiaram o evento. Além deles, o prefeito Barjas Negri; os vereadores Pedro Kawai; Tozão; Gilmar Rotta; a idealizadora da Associação Ilumina, Dra. Adriana Brasil; diretor-presidente da UNIODONTO, Dr. Cláudio Zambello; secretário da Saúde, Pedro Mello; representante do Hospital de Câncer de Barretos, Dra. Fabiana Cristina; Dra. Cristiana Amalfi; diretor de rede Drogal, Ricardo Cançado, entre outros representantes, também estiveram presentes.

“Lucimara Buzzato, membro do Projeto Cabelovers da Associação Ilumina” – Foto: Adelle Gebara/Jornal O Regional

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, fez o uso de palavra: “De dez campanhas que a Ilumina realizou, tive a oportunidade de participar de seis, das quais prestigiei, conversei e busquei ajuda, pois, essa campanha ajuda a prevenir e a divulgar a importância da realização de exames e tratamentos. Piracicaba está em primeiro lugar no ranking brasileiro da cidade que abastece 100% dos seus domicílios, coleta 99,9% do esgoto que é gerado na cidade e 100% desse esgoto é tratado, isso significa que é uma forma de prevenção extremamente importante contra doenças de veiculação hídrica. Além disso, temos uma rede hospitalar excelente, tais como, a Santa Casa de Piracicaba, UNIMED, Hospital dos Fornecedores de Cana, clínicas particulares, ambulatórios médicos e que hoje, agregam-se ao trabalho da Associação Ilumina em conjunto com o Hospital de Câncer de Barretos. Para o início do ano, teremos uma nova unidade do Ilumina em parceria com o Hospital de Barretos para que possamos realizar esse amplo trabalho de diagnóstico, prevenção e tratamento”, informou o prefeito. “Tudo isso é oferecido para que possamos oferecer uma saúde cada vez melhor para a população piracicabana. Mas, também é preciso que as entidades apoiem, que haja trabalho voluntário, pessoas determinadas como esses profissionais que atuam no Ilumina, fazendo assim, com que possamos errar menos e acertar mais”, completou Negri.

No evento, também foi apresentado um stand do Projeto “Cabelovers”, especializado na confecção de perucas para as mulheres que estão em tratamento quimioterápico. O projeto tem apoio da Associação Ilumina e de acordo com a voluntária Kátia Novaes, essas perucas, através de doações, são fabricadas e podem ser personalizadas de acordo com o gosto da cliente. A primeira doação foi feita para a Lucimara Buzzato que enfrenta um câncer de mama desde março deste ano. Lucimara relatou o quão difícil foi e está sendo enfrentar esse momento e deixa um recado para todas as mulheres que também estão passando pela mesma situação: “Não desistam, lutem, mantenham suas cabeças ocupadas e mesmo se você estiver precisando de ajuda, procurem ajudar alguém, pois, quando você ajuda seu semelhante, automaticamente você está sendo ajudada. É esse o recado que eu deixo”, disse Buzzato.

Sobre a Associação Ilumina – É uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Com foco em atender especialmente a população de baixa renda, busca abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o início do tratamento, de forma que o paciente tenha o melhor resultado e qualidade de vida. Atualmente a Ilumina atua na macrorregião de Piracicaba, atendendo 26 municípios.

Matéria: Adelle Gebara/Jornal O Regional

Deixe um comentário abaixo