Caravana Geopark Corumbataí visita prefeito de Ipeúna

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

 

Caravana Geopark Corumbataí visita prefeito de Ipeúna

Caravana Geopark Corumbataí visita prefeito de Ipeúna – Foto: Divulgação

O prefeito José Antonio de Campos, o Zé Banana, participou na terça-feira (16), do “I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí”, que tem por objetivo promover, a partir do geoturismo, o desenvolvimento sustentável da região, aliado à proteção dos patrimônios naturais. “A iniciativa será um importante passo para o desenvolvimento regional e turístico de Ipeúna e surge em um momento muito oportuno para nossa cidade, que pleiteia o título de Município de Interesse Turístico”.

O projeto é uma iniciativa das Universidades Estadual Paulista (UNESP), Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Se consolidado, o Geoparque Corumbataí será o primeiro geoparque no mundo, a ser criado sobre uma bacia hidrográfica, a do Corumbataí que dá nome ao parque. Ipeúna é um dos oito municípios envolvidos no projeto ao lado de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Na abertura, Juliana Scotton, do Conselho Municipal de Turismo de Ipeúna (Comtur), apresentou os atrativos turísticos consolidados e potenciais do município, bem como os aspectos históricos e culturais. Na sequência o Prof. Dr. José Eduardo Zaine da UNESP de Rio Claro explicou sobre a diversidade de formações geológicas e a história que elas contam, a partir da observação de rochas, paisagens e recursos naturais existentes no Geoparque Corumbataí.

A Prof. Dra. Luciana Cordeiro (FCA Unicamp) ressaltou a importância de se resgatar costumes, valores e histórias locais, para o desenvolvimento e geração de geoprodutos e geoserviços. Para finalizar o Prof. Dr. Perinotto afirmou que o geoparque trará integração e desenvolvimento a todos os municípios envolvidos. Neste momento foram entregues fichas para o cadastro dos pontos de interesse no município, dentro do Projeto Geopark Corumbataí. Para mais informações acerca do projeto acesse: http://geoparkcorumbatai.com.br.

Deixe um comentário abaixo