Como administrar as despesas de início de ano

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Uma das principais preocupações das pessoas no início de ano é o planejamento financeiro. É nesta época que contas pesadas chegam e coincidem com os gastos comuns do período, como a compra do material escolar. Para que isso não comprometa os meses seguintes, é preciso organizar e mapear as despesas e os tributos com antecedência, além de definir as prioridades.

Segundo Gisela Bassinello, coordenadora da área de gestão e negócios do Senac Piracicaba, a organização econômica pessoal ou familiar deve começar no ano anterior. “Em janeiro, o ideal é ter uma reserva de, pelo menos, 30% do 13º salário ou de outra fonte para tentar quitar tudo de uma vez. Caso essa opção não seja possível, priorize o pagamento das dívidas e, depois, verifique as despesas do mês, dando preferência ao que precisa ser pago à vista, como a matrícula escolar”.

Com relação a impostos como IPVA e IPTU, o caminho é outro. “Opte pelo parcelamento dos tributos e faça os pagamentos corretamente, pois a multa em caso de atraso pode chegar a até 20% do total do imposto devido. Evite também cair no cheque especial. É melhor parcelar do que acabar no vermelho e sofrer com os juros altos depois. Empréstimos só devem ser considerados em última instância”, indica.

A coordenadora também recomenda a pesquisa de preços e a renegociação de prazos e dívidas como alternativa em certas oportunidades. “Ao perceber que o dinheiro não dá para bancar alguma conta ou boleto, vale negociar a possibilidade de prorrogar o pagamento ou vencimento. Não esqueça ainda de considerar os gastos básicos, os imprevistos e planos futuros com disciplina”.

 

Cursos na área

Para quem deseja conhecer mais sobre organização financeira, o Senac Piracicaba oferece cursos de curta duração na área de gestão e negócios que podem ajudar no planejamento econômico pessoal e familiar. Entre os destaques estão Finanças para não Financeiros; Noções de Contabilidade para não Contadores; e Contabilidade Geral.

As capacitações têm como objetivo ensinar preceitos básicos e indispensáveis sobre o assunto e seus efeitos práticos, seja em casa, seja nas empresas. “A pessoa que concluir uma dessas capacitações poderá aplicar seus conhecimentos em atividades que necessitem de análise e interpretação de dados monetários, a fim de entender a estrutura e a gestão por trás dos negócios, a tomada de decisões e avaliação”, informa Gisela.

Para mais informações sobre os cursos e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/piracicaba. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail piracicaba@sp.senac.br. A instituição oferta descontos de até 30% para cursos presenciais técnicos e livres.

 

Serviço:

 

Finanças para não Financeiros

Data: de 2 de fevereiro a 2 de março de 2018

Horário: sexta-feira, das 19 às 22 horas

 

Noções de Contabilidade para não Contadores

Data: de 3 de fevereiro a 24 de marco de 2018

Horário: sábado, das 8 às 12 horas

 

Contabilidade Geral

Data: de 7 de abril a 28 de julho de 2018

Horário: sábado, das 8 às 12 horas

 

Senac Piracicaba

Local: Rua Santa Cruz, 1.148 – Bairro Alto

Informações: www.sp.senac.br/piracicaba

Deixe um comentário abaixo