COMO FUNCIONA? TECNICA CONSTRUTIVA: Tijolo de ADOBE

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Nesse Mês de Abril, dedicarei esse espaço, para algumas  Técnicas Construtivas Naturais, com Terra.  E nesse primeiro texto, abordaremos um pouco mais sobre o: Tijolo de Adobe.

O que é o Adobe?

O Adobe, nada mais é que, um Tijolo de Terra, misturado com  Palha e Água, moldado em uma forma, e secado  ao ar livre.  É considerado Ecológico, por sua secagem (sem queima), que  ocorre  Naturalmente ao Sol, e também  não é utilizado o cimento, em seu processo de produção do bloco de Adobe( por isso ,Sustentável).

O tijolo é comprimido, em um molde de madeira ( que pode ser de  ferro , alumínio , ou qualquer material disponível). A Terra é misturado com palha (que serve para estabilizar a massa, e também ajuda na  armação), e agua. Em alguns casos pode ser colocados aditivos, para a melhoria e qualidade do tijolo ,como: esterco, que  serve para aumentar a resistência do Tijolo de Adobe e melhorar a umidade , além de evitar que ,cupins e barbeiros penetrem nas parede. A união dos tijolos é realizada com argamassa de terra.

 O traço para o Tijolo de Adobe normalmente é o solo contendo  uma porcentagem de :15%- 30% de argila (lembrando que muita argila no solo, faz  o tijolo rachar,  e pouca argila,  faz seu tijolo ,ficar esfarelando pela grande quantidade de areia). Para o adobe recomenda-se o uso de solo arenoso –argiloso, (com pouco silte).

Os tijolos de Adobe são distribuídos em moldes de forma, que poderão ter diversos tamanhos, e diversos tipos de desenhos ( lúdico).

Como funciona?

Molha o Molde na Agua, joga a mistura na forma e bate bem os cantos, em seguida se nivela a parte de cima ,e alisa a superfície. Por ultimo desenformar e deixar secar,  no mínimo  07 dias antes de utilizar.

Lembrando sempre de respeitar as características do material de resistência à compressão.

Vantagens do Tijolo de Adobe:

São impermeáveis, se a massa estiver na proporção correta, e bem misturada.

São isolantes do frio, calor, do ruído, ao fogo e insetos.

São Fáceis de trabalhar, moldar, fazer e praticar o Tijolo de Adobe.

TOTALMENTE  RECICLÁVEL

Velocidade X Autonomia

Fácil Construção de Paredes Autoportantes, abóbodas, arcos, curvas.

Artesanal, com diversificação de formato do Adobe .(reto, curvo)

Utilizado para construção como Paredes de adobe , até cobertura de edifícios.

Uma ótima Opção, pra quem busca   e deseja ter uma Bioconstrução, Saudável, Natural e  Econômica em seu BioProjeto! Arquiteta e Urbanista-CAU: A82559-0

Deixe um comentário abaixo