Curso da Escola do Legislativo destaca oportunidades de negócios no turismo regional

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Curso da Escola do Legislativo destaca oportunidades de negócios no turismo regional

Curso da Escola do Legislativo destaca oportunidades de negócios no turismo regional – Foto: Divulgação

A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba iniciou na quarta-feira, dia (4), as aulas do curso Agregando Valores na Rede de Negócios de Produtos Turísticos, desenvolvido em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

O objetivo é apresentar um panorama sobre as possibilidades e oportunidades do segmento na região.

“A ideia é fomentar um segmento que tem muita importância para a cidade, que é a área comercial e serviços”, afirmou a professora Tais Lacerda.

“A gente quer mostrar oportunidades através do empreendedorismo e tentar formar uma rede de parcerias para fomentar negócios voltados não apenas ao turismo, mas a toda cadeia produtiva que envolve o turismo”, completa.

Na primeira aula, o consultor Antonio Carlos Ribeiro passou aos estudantes uma noção sobre os aspectos essenciais para o desenvolvimento de atividades de negócios. Ele destacou a importância do planejamento das empresas, de desenvolver ações básicas, como fluxo de caixa, e entender os princípios essenciais para que um empreendimento se desenvolva.

“O empresário precisa ficar alerta para entender as novas oportunidades que vão aparecendo, mesmo dentro de um cenário de crise, como o que vivemos”, destaca o consultor Antonio Carlos Ribeiro.

O consultor salientou a riqueza da cadeia produtiva do turismo e lembrou que este “potencial enorme” é incentivado quando há iniciativa como o curso da Escola do Legislativo.

Ribeiro destacou a importância da conexão entre os atores do setor numa visão mais regionalizada.

“É muito importante que aconteça aqui uma aproximação, por exemplo, com cidades vizinhas, como São Pedro”, finalizou.

Representando a Secretaria Municipal de Turismo de São Pedro, Mariana Zinni avaliou como “fundamental” a realização do curso da Escola do Legislativo para que haja maior aproximação entre empreendedores do setor e representantes do poder público.

“A integração regional é muito interessante, especialmente do turismo, porque nenhuma das nossas cidades concorre uma com as outras, pelo contrário, a junção dos destinos se complementa”, disse.

O curso acontecerá ainda em outros três encontros. Nesta semana, o tema será voltado ao desenvolvimento de estratégia de comunicação no setor; em seguida, o assunto será estratégia para turismo cultural e, no último encontro, serão trabalhados locais de potencial turístico de Piracicaba, como a Rua do Porto, o Monte Alegre e Santana/Santa Olímpia.

A Escola do Legislativo é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sob a direção da vereadora Nancy Thame (PSDB).

Deixe um comentário abaixo