Em cerimônia, jovens recebem CDI do Serviço Militar em Ipeúna

Publicado em Por Diagramador

Trinta jovens dispensados do serviço militar obrigatório prestaram juramento à Bandeira em Ipeúna e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna. O certificado representa um compromisso formal do jovem com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social.

A cerimônia foi presidida pelo 1º tenente José Odilon Figueira, delegado de Serviço Militar da 7ª Delegacia de Serviço Militar de Rio Claro, que iniciou a cerimônia com o juramento à Bandeira, seguido da execução dos hinos Nacional e de Ipeúna. Durante a solenidade, o tenente Figueira esclareceu aos jovens que ao receberem o CDI ficam dispensados do Serviço Militar obrigatório, porém não isentos das obrigações civis de servir à pátria durante toda sua vida, agindo como cidadão exemplar.

O prefeito José Antonio de Campos parabenizou os jovens e destacou a importância desse momento. “Embora vocês estejam sendo dispensados do compromisso militar, não cessa aqui o compromisso civil de cada um de vocês com a família, com a comunidade ipeunense, com a nação brasileira. Que vocês possam agir de modo digno e honrado, aproveitando as boas oportunidades que surgirão, desprezando o que pode lhes causar mal e que vocês tenham muito sucesso”, desejou o prefeito.

Apesar de não fazerem parte do quadro de recrutas, os jovens, até completarem 45 anos de idade ficam a disposição do exército, e poderão ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da pátria. O juramento indica também que, apesar de não estar no exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade, pois atuará em algum setor da sociedade.

Os certificados foram entregues pelas autoridades e por familiares que acompanharam os jovens na solenidade. Também participaram da cerimônia, o vereador Antonio Carlos Ribeiro e os secretários da Educação e de Projetos e Obras, Dirlaine Grella e Bruno Lourenço da Silva, respectivamente, e a secretária da Junta Militar em Ipeúna, Rosmari Aparecida Scaglia.

“Em cerimônia, jovens recebem CDI do Serviço Militar em Ipeúna” – Foto: Divulgação

Deixe um comentário abaixo