Equipe de Águas de São Pedro é tetracampeã no vôlei e bronze na natação nos Jori

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Equipe de Águas de São Pedro é tetracampeã no vôlei e bronze na natação nos Jori

Equipe de Águas de São Pedro é tetracampeã no vôlei e bronze na natação nos Jori -Foto: Divulgação

O time aquapedrense de Voleibol Adaptado Masculino – Categoria B (70 anos) sagrou-se na última quinta-feira (30/março) tetracampeão da final estadual dos 22º Jori (Jogos Regionais dos Idosos).

A outra vitória da estância foi conquistada pela nadadora Kazuko Funayama Freire, que conseguiu o 3º lugar na categoria G (acima de 90 anos).

A competição é uma promoção do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e os municípios.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Águas de São Pedro, Rosa Piacentini esteve acompanahdno as atividades ao lado do prefeito Paulinho Barboza, da agora ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade Lú Alckmin e da nova presidente, primeira dama Lúcia França, que assumiu ontem o cargo com a posse de seu marido, o governador Márcio França.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Águas de São Pedro, Rosa Piacentini, parabenizou os representantes da estância.

“Nós temos apoiado o grupo da Terceira Idade nas atividades dos Jori, pois sabemos o quão importante é o esporte na vida deles. Estimula a amizade entre as cidades e os atletas, promove a saúde, o bem-estar físico e emocional”.

A presidente ainda ressaltou a importância do trabalho em conjunto.

“Devemos destacar que o mérito dessas vitórias é de cada um deles, todos incansáveis na busca por seus sonhos. Mas é importante também agradecer a Prefeitura Municipal e o prefeito Paulo Barboza, que sempre apoiou a participação da cidade na competição, além da representante do Fundo Social de Solidariedade no evento, Salete Fedrizzi, e do motorista Leandro Braganholo, ambos muito dedicados a ajudar os atletas”, destaca a presidente do Fundo Social de Solidariedade águapedrense.

A primeira-dama comentou ainda sobre o que representa a medalha de Kazuko.

“Ela já alcançou seus 90 anos e continua buscando se manter na ativa a cada dia. É um exemplo sobre como o esporte deve ser encarado: o pódio é apenas um dos bons resultados obtidos através do esporte, mas a prática é mais que isso, é superação”, destaca.

Entre os times enfrentados pelo time de vôlei de Águas de São Pedro estão: Campinas, Guarujá e Praia Grande – anfitriã da competição. A final aconteceu contra a equipe de Jundiaí. “Nesta edição, enfrentamos 17 equipes na categoria acima de 70 anos, e vencemos todas elas, sempre por 2 sets a 0” informou a educadora física que acompanhou os atletas, Janaina Acácia Martins. A estância foi campeã também nos anos de 2011, 2012 e 2107.

Cerca de 3.000 atletas de 200 cidades paulistas participaram do estadual. Os atletas de, no mínimo, 60 anos disputaram 14 modalidades do torneio nas categorias feminino, masculino e misto: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez. Águas de São Pedro esteve presente nas disputas de vôlei masculino e natação feminina.

Em seu discurso de abertura dos Jori, Lu Alckmin, então primeira-dama estadual e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), destacou que a competição tem crescido cada vez mais e sido muito bem aceita pelos idosos.

“O Brasil está envelhecendo e nós precisamos de políticas públicas para o idoso. Para que possamos envelhecer cada vez melhor precisamos de atividade como os Jori, que proporcionam lazer, convívio social e atividade física”, afirmou ela.

A fase regional dos jogos aconteceu em janeiro deste ano em Lençóis Paulista (3º Região Esportiva dos 22º Jori), quando Águas de São Pedro conquistou a 11ª posição entre 40 cidades da região.

Na ocasião, a cidade ganhou o ouro (tornou-se hexacampeã regional) no vôlei adaptado categoria B (acima de 70 anos); e o bronze na categoria A (acima de 60 anos). As atletas Janete Mendes Grazioli, Dagmar Flávio Zardo e Kazuko Funayama Freire também conquistaram medalhas, garantindo o 4º lugar no geral da natação feminina. Já a coreografia conseguiu alavancar cinco posições em relação ao ano passado, chegando ao 5º lugar.

As Vitórias de Águas de São Pedro na fase final estadual dos 22º Jori – 2019 foram: Natação Feminina Categoria G (acima de 90 anos) – medalha de bronze para Kazuko Funayama Freire e Vôlei Adaptado Masculino Categoria B (acima de 70 anos) – medalha de ouro para Adilson Madureira, Antonio Di Fabio, Daniel Szylowiec, Gilberto Cardoso, José Manuel Ropero Ramirez, José Merlos Ruiz, Luiz Alberto Hanser, Luiz de Almeida Leite, Odilson Augusto de Castro.

Deixe um comentário abaixo