Espetáculo no Sesi Piracicaba mescla emoção e Comédia de Shakespeare ao som de Clássicos

Publicado em Por José Marino

“E pra não correr riscos nessa terra estranha, vou usar de uma artimanha! Visto-me de homem e assim serei respeitado. Peço emprego e sendo homem, serei muito melhor remunerado!” O texto anterior, adaptado do original de Shakespeare, revela o machismo intrínseco na sociedade desde sempre. Esta e outras questões são pano de fundo de Noite de Reis, espetáculo que será encenado amanhã dia 7 de abril, sábado, no Teatro do SESI Piracicaba. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, no www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A peça celebra os oito anos de parceria entre o SESI-SP e o Grupo ADID de Teatro, da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID). O projeto, dirigido pelo respeitado ator e dramaturgo Leonardo Cortez, existe desde 1998 e já se apresentou no palco do SESI na Avenida Paulista em outras ocasiões, levando um público de mais de 1.824 pessoas a refletir sobre as mazelas da vida com os espetáculos Sonho de uma Noite de Verão (William Shakespeare), A Viagem do Capitão Tornado (Théophile Gautier) e Os Miseráveis (Victor Hugo). A própria Noite de Reis fez apresentação especial com casa cheia em 2017.

Essa é a primeira vez que o grupo, formado por atores com síndrome de Down, circula nas unidades SESI-SP do interior, fazendo temporada em mais de um município. Ao todo serão quatro apresentações de março a junho nas cidades de Campinas, Piracicaba, Sorocaba e São José dos Campos. “Para o SESI-SP, esse apoio representa mais do que uma ação de fomento à cultura. O projeto vai ao encontro do que realmente acreditamos como instituição, da igualdade entre todos ao acesso a diferentes linguagens artísticas. Tenho certeza que o público irá se emocionar com o elenco. Será uma oportunidade de vencer desafios”, declara Daniele Carolina Uchikawa, Analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

Nesta adaptação de William Shakespeare, os gêmeos idênticos Sebastião e Viola são separados em um naufrágio. Para sobreviver sozinha na ilha de Ilíria, a moça decide se passar por homem para conseguir um emprego como mensageiro. Enquanto ela leva as cartas de amor do Duque Orsino para a Condessa Olivia, um triângulo amoroso para lá de confuso é formado e os divertidos personagens buscam, cada um à sua maneira, encontrar o amor verdadeiro.

As músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, executadas ao vivo pelo próprio elenco, fazem a ambientação sonora das cenas, mas também trazem um elemento a mais de ingenuidade dos jovens amantes que se encaixa perfeitamente ao tom dramédia do espetáculo. “A música se revela, desde sempre, instrumento de integração e autoconhecimento. O trabalho com o Grupo ADID é o resultado de um exercício de crença na potencialidade de cada um dos atores, e os desafios superados se revelam a cada fala. Costumo dizer que o público se torna torcedor de uma partida que vencemos juntos”, comenta Cortez.

O diretor: Ator, dramaturgo e professor de teatro formado em artes cênicas pela ECA/USP, Leonardo Cortez trabalha com pessoas com deficiência intelectual desde 1995, participa e ministra palestras em Congressos Nacionais sobre Síndrome de Down. Fundou o Grupo ADID de Teatro em 1998, montando espetáculos que auxilia os alunos no desenvolvimento da expressividade e da criatividade, ampliando o seu universo cultural.

A Assosicação para o Desenvolvimento Integral do Down e o Grupo ADID de Teatro: A ADID (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down), fundada em 1989, é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos que promovem o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, preferencialmente a Síndrome de Down, por meio de educação, integração, socialização e profissionalização. A associação visa a pesquisa científica, a aplicação e a divulgação de metodologias educacionais que possam contribuir com a qualidade da aprendizagem, com foco em ações socioculturais.

Com quase duas décadas, o Grupo ADID de Teatro, vem em encontro à necessidade de aprofundamento e a acentuada identificação dos alunos com Síndrome de Down com a linguagem teatral. Como experiência pedagógica, os alunos têm contato com histórias envolventes, grandes autores, dramas e dilemas do ser humano, que somado à paixão dedicada na encenação, resulta em um teatro muito vivo e espontâneo. Ao longo de sua história, o grupo já encenou importantes obras: Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em 1998; Cinco Pequenas Histórias em Família, de Luis Fernando Veríssimo, em 1999; O Jornal Falado, de Coletivo, em 2000; Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare, em 2002; O Mambembe, de Artur de Azevedo, em 2004; Um Violinista no Telhado, de Joseph Stein, Sheldon Harnick e Jerry Bock, em 2006; A Vida É Sonho, de Pedro Calderón, em 2008; Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, em 2010; A Viagem do Capitão Tornado, de Théophile Gautier, em 2012 e 2013; e Os Miseráveis, de Victor Hugo, em 2015 e 2016; além de Noite de Reis, em 2017-2018.

SESI Viagem Teatral: O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

Para o ano de 2018, a seleção de espetáculos com perfil mais polêmico reflete a importância do debate de ideias, por vezes difícil, mas fundamental para o avanço da sociedade contemporânea. Os espetáculos se destacam não apenas pela relevância dos temas abordados, como pelo reconhecimento do público e da crítica especializada, muitos deles premiados.

Serviço:

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralf Benatti, 600 – VL Industrial
AVCB: 267227 – validade: 23/10/2021
Data e horário: 7 de abril, sábado, 20h

Capacidade: 320 lugares 08 para cadeirantes
Duração: 85 minutos

Classificação indicativa: Livre

Modalidade: Infanto-juvenil

Gênero: Comédia romântica

Informações: (19)3403-5900 / 3403-5940
Site: https://piracicaba.sesisp.org.br
Entrada gratuita – Reservas poderão ser antecipadas pelo Meu SESI –  (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos 1h antes do início do espetáculo.

Deixe um comentário abaixo