Fran TT/Selam é reconhecido como Centro de Referência Nacional

Publicado em Por Diagramador

A certificação foi concedida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

 

O Centro de Treinamento Fran TT/ Selam, em Piracicaba, é um dos únicos do Brasil a receber a Certificação como Centro de Referência Nacional de Tênis de Mesa em razão de sua estrutura física formada pelo ginásio para treinamento, alojamento e local para refeições, além de sua capacidade logística para a realização de grandes eventos esportivos da modalidade.

A certificação foi anunciada neste mês pela Gerência Geral de Operações e Relações Externas da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) que divulgou a relação completa de entidades homologadas como Centros de Treinamento.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa anunciou a homologação de 251 centros de treinamentos espalhados em todas as regiões do país, classificados de acordo com a capacidade de sua estrutura e subdivididos em centros de referência de lazer, municipal, regional, estadual, itinerante e nacional.

Além do Centro de Treinamento da Fran TT/Selam, localizado na cidade de Piracicaba, apenas outras quatro entidades receberam a Certificação Nacional. Duas delas estão localizadas no Estado de São Paulo, uma no Estado do Amazonas e outra no Paraná.

De acordo com a coordenadora do Centro de Treinamento da Fran TT Training Center, Francine Camargo Mendes, a homologação como Centro de Referência Nacional é o reconhecimento a toda nossa história e ao trabalho dedicado ao tênis de mesa em quase duas décadas. “A Fran TT atingiu sua maturidade como Centro de Referência Nacional e possui atualmente um dos melhores corpos técnicos do Brasil.” – disse Francine.

A Fran TT Training Center foi fundada no dia 21 de janeiro de 1997 através do empreendedorismo do piracicabano Francisco de Camargo, o Fran, que tinha o objetivo de disponibilizar um espaço exclusivo para a prática da modalidade.

A realização do sonho serviu também como modelo para futuras instalações e centros de treinamentos construídos posteriormente em todo o território nacional. A grandeza do empreendedorismo de Francisco Camargo foi tamanha que até hoje não existe um espaço privado similar ao existente na cidade de Piracicaba.

Nestes 18 anos de intensas atividades esportivas e sede de projetos olímpicos e eventos internacionais, estima-se que já passaram pelo Centro de Treinamento Fran TT aproximadamente 3000 atletas e 500 técnicos.

No período de 2000 a 2004, a Fran TT sediou o Projeto Olímpico em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Confederação Brasileira com a presença de atletas de alto rendimento como Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Mariany Nonaka e tantas outras estrelas que treinavam em Piracicaba como parte da preparação para eventos nacionais e internacionais como as etapas dos mundiais e as Olimpíadas de Sydney, na Austrália e Atenas, na Grécia.

No período de 2000 a 2005, o Centro de Treinamento Fran TT foi à sede escolhida pela União Latino-Americana para a realização de eventos no continente com atletas de países como a Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e República Dominica.

A Fran TT Training Center foi à pioneira na organização da primeira competição paralímpica do ranking paulista de tênis de mesa.

O CT Fran TT recebe atualmente as etapas dos Jogos Escolares da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e serve como base para o convênio firmado com a Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) do município de Piracicaba para o desenvolvimento das atividades do PDB (Projeto de Desporte de Base), com aulas ministradas à comunidade piracicabana e que acontecem no Centro de Treinamento da Fran TT todas as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30.

Iniciado há um ano com a parceria entre o Ministério do Esporte, CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba) e a Fran TT Training Center, o Projeto Paralímpico Andantes conta com a participação de para-mesatenistas selecionados para o Programa Paralímpiada Rio 2016.

O trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento da Fran TT, em Piracicaba, conta com sede para treinamentos diários em dois períodos, acompanhamento de equipe multidisciplinar e alojamento com refeições para os atletas integrantes do projeto.

O Projeto Paralímpico de Tênis de Mesa que é coordenado por Francisco Camargo, o Fran, e está sob a supervisão técnica do professor Paulo César Camargo, alcançou a excelência e tornou-se referência mundial na modalidade.

Deixe um comentário abaixo