GCM de São Pedro aprende técnicas de captura com cães em matas

Publicado em Por Diagramador

Buscando aprimorar suas técnicas e a qualidade dos serviços que presta a comunidade de São Pedro, o experiente GCM Faria, participou nos dias 26, 27 e 28 de outubro, na cidade de Capivari (SP) do curso “A ciência da arte – Captura em mata com cães”, ministrado pelo comportamentalista animal Claudio Fudimoto e pelo adestrador e figurante Alexander Vitório. O evento teve a carga horária de 20 horas, distribuídas em 08h00 teóricas e 12h00 práticas.

A iniciativa foi da GCM de Capivari, Canil da GCM e Prefeitura da cidade. O evento contou com a participação de policiais civis metropolitanos locais e de outras regiões de São Paulo. Entre elas, Americana, Monte Mor, Piracicaba, Porto Feliz, Itapevi e, representando a Guarda Civil de São Pedro, o GCM Faria, que também é um expert em treinamento de cães.

Com grande experiência em treinamento canino, Claudio e Alex ressaltam a importância de um bom adestramento e treinamento para obter melhor resultado do cão nas atividades em ambientes de matas. Claudio Fudimoto alerta para o grande perigo em se envolver numa ocorrência onde fugitivos se escondem em matas e florestas. “É comum ver policiais atuando nestes cenários utilizando da mesma tática empregada em ambiente urbano, no entanto são dois ambientes distintos, que exigem técnicas de deslocamento diferenciadas, inerentes ao ambiente e que fazem a grande diferença. Neste tipo de ambiente, os cães expressam seus comportamentos naturais e nós aprendemos a trabalhar como grandes aliados no combate da criminalidade”. Os instrutores são unânimes em dizer que as autoridades e comandantes das forças policiais; seja militar, municipal, civil ou federal; deveriam começar a investir mais em cães e treinamento de pessoas, a fim de capacitá-los em Operações com cães, pois quem ganha é a sociedade.

“GCM de São Pedro aprende técnicas de captura com cães em matas” – Foto: Divulgação

Deixe um comentário abaixo