IBGE inicia coleta de dados do Censo Agropecuário em Ipeúna

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
IBGE-inicia-coleta-do-Censo-Agropecuário-2017-em-outubro-1

IBGE-inicia-coleta-do-Censo-Agropecuário-2017-em-outubro-1

Nesta terça-feira, dia 04, em Ipeúna, teve início o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UBGE).

Ao longo dos próximos cinco meses, cerca de 400 estabelecimentos agropecuários devem ser visitados no município.

A estimativa é a de que o censo vai passar por 5,3 milhões de propriedades agropecuárias em todo o País.

A pesquisa pretende investigar informações em todos os estabelecimentos agropecuários do município, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, beneficiamento, transformação de produtos agropecuários, entre outros.

“Os dados serão coletados através do preenchimento de questionário eletrônico sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor, entre outros dados”, destaca Rodrigo Pucci da Conceição, representante do IBGE e presidente da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) em Ipeúna.

O prefeito José Antonio de Campos, conhecido como Zé Banana destaca a importância da atividade agropecuária.

“É uma atividade da mais alta importância não só para o município, mas principalmente para o país. O agronegócio influencia de maneira definitiva e muito profunda a economia brasileira”, ressaltou Zé Banana.

O IBGE não vai fazer distinção do tamanho da área, pode ser qualquer pedaço de terra. O que importa é a produção agrícola e a criação pecuária, para sustento da família ou para o comércio.

E o censo já constatou uma tendência: pequenos sítios, onde pais e filhos plantam e colhem para vender em feiras da região. É o crescimento da agricultura familiar.

Deixe um comentário abaixo