Ipeúna realiza ações do “Outubro Rosa” amanhã

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Ipeúna realiza ações do “Outubro Rosa” amanhã

Ipeúna realiza ações do “Outubro Rosa” amanhã

Caminhada, testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, sorteio de brindes, palestra e apresentação da Banda Musical Municipal de Ipeúna são algumas das atividades programadas pela Prefeitura de Ipeúna, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Secretaria de Saúde e a EPTV Campinas, em alusão ao “Outubro Rosa”, que acontece neste domingo (22).

A caminhada integra a campanha realizada pela EPTV Campinas com as Prefeituras da região de cobertura da emissora, que traz como tema para 2017 “Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo”. O ponto de partida será o Residencial Zilda Scaglia Dorta. No local, serão realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial. “Além disso, haverá o sorteio de brindes”, explica a presidente do FSS Doroti Zem Lopes.

A caminhada seguirá até o Hotel Panorama e de lá para o Centro Comunitário “Armando Zamboni”, aonde os participantes serão recepcionados com um café da manhã, ao som da Banda Musical Municipal de Ipeúna. “Teremos também uma palestra sobre o tema da campanha que será ministrada pela Estratégia de Saúde da Família”, informa a presidente do Fundo Social.

De acordo com o secretário de Saúde Jordano Zanoni, o alerta em prol da prevenção é a melhor alternativa. “A ação do Outubro Rosa é importantíssima para a saúde da mulher como um todo. Devemos também destacar a necessidade de se fazer o auto exame de mama, procurar nódulos e, se achar algo estranho, procurar seu médico ou a Secretaria de Saúde”.

Sobre o Outubro Rosa – O Outubro Rosa é uma iniciativa global que nasceu com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A primeira ação aconteceu na década de 1990, com a distribuição de um laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York – realização da Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o passar dos anos, prédios e monumentos também começaram a se “vestir” de rosa, por meio de refletores.

Deixe um comentário abaixo