Ipeúna realizou a II Conferência Municipal de Educação

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Ipeúna realizou a II Conferência Municipal de Educação

Ipeúna realizou a II Conferência Municipal de Educação – Foto: Divulgação

No final do ano passado, a Prefeitura de Ipeúna, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Ginásio da EMEF “Ulysses Guimarães”, a II Conferência Municipal de Educação.

O evento preparatório para as etapas estadual e nacional teve como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Na abertura do evento, o Prefeito José Antônio de Campos, o Zé Banana (PSD) deu as boas-vindas aos educadores das quatro unidades escolares do município e demais participantes, e destacou a importância de uma educação de qualidade, reforçando o compromisso do Município e a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos para o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação Dirlaine Grella explicou que o Plano Municipal de Educação (PME) foi elaborado de acordo com Plano Nacional de Educação (PNE), buscando atender a realidade e as particularidades do município e contribuir com a melhoria da qualidade da educação. “O Plano possui 20 metas, seguidas de estratégias que devem orientar o trabalho desenvolvido em todos os níveis de educação do município, inclusive as relacionadas à gestão democrática, financiamento da educação, formação e valorização docente”.

Em seguida, a pedagoga, comendadora e chanceler Palmira Piai falou sobre a importância do monitoramento do PME.

Segundo ela, o monitoramento e a avaliação são pilares fundamentais, que asseguram que as políticas públicas educacionais saiam do papel e de fato sejam alcançadas por meio de projetos, termos de compromisso, colaboração territorial e atores compromissados com a educação. “Acompanhar seus planos decenais é uma das funções primordiais de dirigentes e suas equipes, para direcionar ações pertinentes que permitam a melhoria das unidades escolares, estruturas físicas e materiais técnico-pedagógicos.

Na sequência, todos os presentes participaram de discussões sobre os oito eixos da CONAE 2018 e contribuíram com propostas, visando à garantia da qualidade do ensino e a participação social.

A II Conferência Municipal de Educação superou os objetivos esperados pela Secretaria Municipal de Educação e resultou em proposições importantes, que irão influenciar a educação do município e fornecerão subsídios relevantes para as Conferências Estadual e Nacional.

Deixe um comentário abaixo