Ipeúna realizou a IV Conferência Municipal de Saúde

Publicado em Por Diagramador

Foi realizada na quinta-feira da semana passada, no plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, a IV Conferência Municipal de Saúde, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Diego Heron Pinheiro (vereador licenciado); do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Pazetto; dos vereadores Luís Carlos e Jaime de Oliveira Loyola, representantes da Saúde e pessoas da comunidade.

O tema proposto pelo Ministério da Saúde neste ano foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo: “Direito do Povo Brasileiro”.

De acordo com o secretário de Saúde, todos os esforços estão sendo empreendidos para que a Saúde do município atenda às necessidades da população.

“E a realização da Conferência vem ao encontro desse objetivo. É uma oportunidade que a população tem para conhecer um pouco da estrutura de saúde que é oferecida e também dar sugestões para buscar melhorar o atendimento no setor da Saúde”, ressalta Diego Pinheiro.

Para esclarecer sobre o funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), Marta Pancheri, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ministrou a palestra “Saúde Pública de Qualidade”.

Logo em seguida, o assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Ipeúna Vitor Roncato Piovesan abordou o “Direito à Saúde”, apresentando os investimentos e as competências das esferas do governo – municipal, estadual e federal -, além de tratar do risco da judicialização da saúde no Brasil: a obtenção de atendimento médico, medicamentos e insumos terapêuticos por via judicial.

Após as palestras, foram discutidas e aprovadas as seguintes propostas: implantar a Estratégia da Saúde da Família onde atualmente existe a UBS, observando o vínculo e construindo a territorialização; garantir a contratação de profissionais para compor equipes multiprofissionais para atender a população nas duas unidades; fomentar a participação social no SUS, garantindo a presença de conselho nas reuniões semanais de equipe; melhoria contínua e fiscalização adequada aos locais de trabalho no SUS, com vistas à valorização do trabalhador do SUS; e, implantar programas de saúde específicos para a prevenção e promoção de saúde, que possam ser executáveis aos municípios e vinculados às Unidades de Saúde e com acompanhamento profissional.

Ainda durante a Conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município nas conferências regional, estadual e nacional, sendo eles: Arlete Martins Pinheiro, Diego Heron Pinheiro, Horaci Lopes da Silva, Jaime de Oliveira Loyola, Patrícia Igesca Pina, Pedro Paseto e Renata Abdalla Zani. A Conferência Regional, onde serão apresentadas as propostas aprovadas por cada município da região, está prevista para ocorrer em julho no município de Rio Claro.

Deixe um comentário abaixo