Já Pensou em tratar seu Esgoto de forma Ecológica e Acessível? Você conhece a BET?

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

A Bacia de EvapoTranspiração, conhecida como “BET”, ou “TEVAP” (Tanque de EvapoTranspiração), popularmente conhecida como  “Fossa de Bananeiras”. É uma tecnologia ecológica e acessível, e uma maneira responsável e inteligente, de tratar parte de nossos próprios resíduos (cocô e xixi), aproveitando melhor o potencial energético que o esgoto pode nos oferecer, além, de devolver a água novamente limpa para o meio ambiente.

Esse tratamento acontece através da decomposição anaeróbica (sem presença de oxigênio) das fezes, da transpiração das bananeiras plantadas sobre o sistema, e da evaporação da água na superfície, já que esta “bacia”, ou “tanque”, é impermeabilizado. Impedindo  assim, a contaminação do solo, e do lençol freático, de onde grande parte da população capta sua água para diversos usos, inclusive para beber.

Para um bom funcionamento da BET, é necessário separar as águas cinza (provenientes de chuveiros, pias e máquinas de lavar) da água preta (proveniente do vaso sanitário) essa sim, será tratada na BET, para que os micro-organismos responsáveis pela decomposição das fezes possam se desenvolver e realizar seu trabalho.

Além da BET, existem alternativas ecológicas e acessíveis para tratar nossos resíduos de forma apropriada, consciente, saudável, e fazer uso do potencial energético que eles possuem, como por exemplo:

  • Compostagem: reaproveitamento de resíduos orgânicos;
  • Círculo de bananeiras: utilizado para tratamento das águas cinzas;
  • Vermifiltro: utilizado para tratamento das águas pretas;
  • Zona de raízes: para tratar a água bruta (água cinza e água preta, misturadas);
  • Biodigestor: que além de tratar a água bruta ainda produz gás metano, que pode ser utilizado para queima na cozinha ou para outros fins.

Para saber maiores detalhes sobre saneamento ecológico, e ter ele em pratica no seu Bioprojeto, ou desenvolver o projeto de readequação sanitária para sua residência ou propriedade rural, entre em contato com a Bioarquiteta: Karol Bombini, através do e-mail: karolteca@hotmail.com, em parceria com o Permacultor :Victor Couto Alves,  através do e-mail: donossoquintal@gmail.com ,

Fiquem atentos, que este ano de 2018, irá ser realizados: Cursos, Oficinas, Conhecimentos compartilhados e Mutirão de Bioconstrução!

Vamos fazer Ação em seu BioProjeto!

Informações: (19) 3481-1134

Deixe um comentário abaixo