Moradores mantem viva a tradição do Halloween em Águas de São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Doce ou travessura? O Dia das Bruxas, ou simplesmente Halloween, é mais conhecido no exterior, principalmente nos Estados Unidos, mas a tradição também está conquistando os brasileiros e se mantém viva na Estância Hidromineral de Águas de São Pedro, envolvendo tanto crianças, como adultos.

Nesta terça-feira, dia 31, crianças e adultos vestidos e fantasiados a caráter saíram as ruas pedindo doces, visitando as residências que são enfeitadas com bonecos de bruxas, duendes e aboboras, símbolos da data.

história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Deixe um comentário abaixo