Planejamento de Ideia, e a Busca de um Profissional comprometido com o Meio Ambiente!

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Planejamento de Ideia, e a Busca de um Profissional comprometido com o Meio Ambiente!

Planejamento de Ideia, e a Busca de um Profissional comprometido com o Meio Ambiente! – Foto: Jornal O Regional

Já parou para pensar, quanto tempo você passa dentro da sua casa? Que esse tempo, deveria ser o mais saudável possível?

Já parou pra pensar que sua casa, é uma grande parte de você? Que sua casa, reflete sua saúde e sua qualidade de vida? Que suas escolhas, determinam sua harmonia na habitação e em todo seu entorno? Que cada atitude tomada, irá refletir automaticamente em nosso contexto? O quanto de material e de energia que foi gasto diariamente, para compensar a falsa ilusão do “senso estético Industrial do sistema”?

É por isso, que o Desperdício na Construção Civil, é uma das problemáticas mais escancaradas da atualidade. Materiais como: cimento, tubo de PVC, areia, gesso, tubulação de elétrica e hidráulica, acabam dando vida ao famoso “lixo de construção”, que são descartados em caçambas, e que eventualmente, quase sempre, acabam tendo um descarte errado, e assim, poluindo o Meio Ambiente.

O que todos nós, talvez nem saibamos ou não damos conta, é que “insistimos em compactuar “em cada Obra iniciada, em cada reforma feita, em cada “Construção mal Planejada”, em cada desperdício de material e energia, que este incisivamente ligado ao Planejamento do Projeto”.  Somos nós próprios, que “compactuamos silenciosamente”, com uma obra não saudável!

O Bioprojeto e o Planejamento da Bioconstrução, constitui, na elaboração de respostas naturais, para os problemas atuais, visando e buscando  sempre a harmonia da casa, família, contexto atual e futuro, energia para demanda  e entorno!

O profissional da Construção Civil, não tem que estar só atento, nas ultimas novidades do mercado, mas estar atento em alertar seu cliente, uma possibilidade de construção limpa, otimizada, humanizada, de pura autonomia, de fácil entendimento e naturalmente saudável.  O Profissional contratado, tem que estar ligado de formal visceral, humanizada e verdadeiramente natural com o todo Bioprojeto que se inicia, a cada Bioreforma que se faz, a cada readequação de ideias,  de cada família que se conhece e se inicia um sonho.

Mostrar que existe  uma tecnologia saudável, milenar,  que  visa   a diminuição do Impacto Ambiental, além de  trazer um retorno de a saúde e qualidade de vida, é um dever não só como profissional, mais como ser vivo.

Se focarmos na questão de material: Matéria prima, no caso: A Terra , que possui por si só, uma tecnologia Natural, com construções em toda parte do planeta, como Marrocos, Jordânia, Portugal, Espanha, Egito, China,  entre outros lugares.  Material  que regula desde conforto térmico, até lixo gerado na obra , sendo um material totalmente abundante e  reciclado, que possui infinitas possibilidades na Bioconstrução.

Trabalhar com material natural é um resgate de Autonomia, resgate Cultural, Ideologia  de Sociedade que hoje em dia, é vista como “MODA” ,mas  que já vem sendo  a realidade de nossa necessidade de moradia saudável.  Acreditando no seu senso ético, saudável e de um retorno econômico, planejamos com respeito, humanização, ética ambiental e social!

Ana Carolina M. Bombini

Arquiteta e Urbanista

CAU: A82559-0

Deixe um comentário abaixo