Planejamento para o futuro: Educação Financeira ensina jovem a se preparar

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

Aulas são oferecidas em Escolas de Tempo Integral como disciplina eletiva; Estudantes desenvolvem mecanismos para auxiliar na organização dos gastos diários
Chegar ao fim do mês com as contas pagas e ainda conseguir poupar parte do salário é o sonho de grande parte dos brasileiros. Entretanto, conciliar as entradas e as saídas pode ser uma tarefa difícil. Por essa razão, a Secretaria Estadual da Educação implantou a disciplina “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”, que ensina ferramentas da economia doméstica, em Escolas de Tempo Integral.
Durante o curso semestral, os participantes conversam sobre o que é necessário e o que é supérfluo, aprendem a avaliar qual é o melhor momento e melhor modalidade para realizar uma compra específica e ainda desenvolvem planilhas que auxiliam a ter controle dos gastos cotidianos.
Entre as unidades que desenvolvem a disciplina está a Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, localizada na zona norte da capital. Em 2017, cerca de 40 alunos dos três anos do Ensino Médio participaram das aulas.
Para reforçar a importância da Educação Financeira, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores de São Paulo e conferiram as operações feitas no local. Outra grande parceria feita pela Escola foi com a Caixa Econômica Federal do bairro. Os alunos foram incentivados a abrirem uma poupança no banco e depositar todo o dinheiro que conseguissem juntar durante o mês.

Deixe um comentário abaixo