Prefeito Paulo Barboza assina termo de adesão no programa Internet para Todos

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Prefeito Paulo Barboza assina termo de adesão no programa Internet para Todos

Prefeito Paulo Barboza assina termo de adesão no programa Internet para Todos – Foto: Divulgação

O programa federal Internet Para Todos foi lançado nesta segunda-feira (12) no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, com a presença do presidente Michel Temer, o ministro da MCtic (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Gilberto Kassab, e governadores, entre eles o de São Paulo, Geraldo Alkmin. O prefeito Paulo Barboza participou do evento e assinou o convênio que inclui Águas de São Pedro entre as 2.260 cidades integrantes da iniciativa.

A proposta do projeto é garantir a banda larga de alta velocidade a preço reduzido a todos os municípios e regiões que têm dificuldade em conexão. Segundo Paulo Barboza, essa é mais uma ação para melhorar a qualidade de vida e comunicação em Águas de São Pedro. “Será uma alternativa para quem deseja usar a internet na nossa estância, sejam moradores ou turistas. Além disso, irá beneficiar nossas escolas e unidades de saúde”. De acordo com o prefeito, na atualidade, o mundo virtual significa acesso ao conhecimento e interação social. “Não poderíamos ficar de fora dessa proposta que, com certeza, é um marco tecnológico para o nosso país”, disse.

O SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) recebeu R$ 3 bilhões de investimentos e está em órbita desde maior de 2017. O ministro Gilberto Kassab explicou o funcionamento do equipamento durante a programação do evento de lançamento do programa. “Esse satélite tem duas características principais, uma é a sua vida de 18 anos (tempo de combustível) e a outra é a sua capacidade, que ultrapassa todos os satélites privados em operação hoje”. O ministro ressaltou que, por meio de diferentes convênios, o equipamento espacial contribuirá também com a fiscalização das fronteiras do Brasil e promoverá a banda larga em todas as escolas públicas brasileiras e unidades de saúde públicas.

O custo das prefeituras na adesão ao Internet para Todos é zero – o investimento será do Governo Federal. Em maio começam a ser instaladas as antenas nas regiões que atenderão os mais de 2.000 municípios dessa primeira fase do programa – serão cerca de 200 antenas de conexão banda larga por dia. A prioridade serão as cidades e as regiões mais remotas e de difícil acesso.

 

Viagem – Acompanhou o prefeito na viagem à Brasília, o secretário municipal de Saúde, João Victor Barboza. Além de participarem do lançamento do Internet Para Todos, os gestores aproveitam o momento na capital federal para conversar com deputados sobre emendas para Águas de São Pedro.

Deixe um comentário abaixo