Presidente do INEP participou da abertura da 10ª Jornada Pedagógica de Piracicaba

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Presidente do INEP participou da abertura da 10ª Jornada Pedagógica de Piracicaba

Presidente do INEP participou da abertura da 10ª Jornada Pedagógica de Piracicaba – Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, (16), a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini, abriu a 10ª Jornada Pedagógica de Piracicaba.

Sua fala foi baseada em três importantes pontos que norteiam os rumos da educação brasileira atualmente – a reforma do Ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ajuste da avaliação no trabalho pedagógico.

O evento que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), até ontem, teve realização da Prefeitura Municipal, por meio da SME, e foi voltado aos professores, diretores, coordenadores e supervisores da rede municipal de ensino, com palestras, discussões e apresentações de trabalhos/projetos.

Antes da palestra de Maria Inês Fini, com o auditório da SME cheio, o prefeito Barjas Negri deu as boas-vindas aos participantes, ao lado da secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, do vereador Marcos Abdala, e de Salvia Barella Medina e Sandra Perina, coordenadoras do ensino fundamental e da educação infantil da Rede Municipal, respectivamente.

Barjas parabenizou todos os envolvidos na realização de mais uma Jornada e falou sobre os avanços da educação no município. O prefeito lembrou que a educação cresce de forma planejada e com qualidade, prova disso foi o primeiro lugar, entre os 100 municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, incluindo as capitais, em pesquisa realizada pela Macroplan e divulgada em março deste ano.

“A metodologia foi muito boa para nós, porque analisou os avanços na última década. É um prêmio que tem de ser partilhado com cada membro da educação. O primeiro lugar na educaçao é muito mais importante do que o segundo em gestão (a cidade ficou nessa posição na mesma pesquisa). Não é fácil juntar 3.000 pessoas em um evento, como aconteceu nesta Jornada, que foi sucesso em todas as edições”, comemorou.

O prefeito também saudou Maria Inês, com quem compôs a equipe do então ministro da Educação, Paulo Renato, há 20 anos.

“Trabalhamos para colocar a educação brasileira nos eixos, em questões como avaliação, reestrutura de livros didáticos e do currículo e financiamento”, destacou Barjas, que, na época, foi o responsável pela criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (Fundef), que em 2006 foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A secretária de Educação de Piracicaba, Ângela Corrêa, por sua vez avaliou a Jornada como um momento importante, já que se trata do 10º ano de um projeto de formação continuada dos docentes da Rede, que a cada ano ganha corpo.

“Trazer a Maria Inês para fazer uma palestra para os nossos docentes é motivo de grande satisfação e de crescimento científico”, destaca a secretária.

Segundo a titular da pasta, Piracicaba possui uma ótima infraestrutura educacional e está preparada para as mudanças no ensino.

“Estamos bem nessa área de educação básica. É claro, vamos precisar nos adaptar ao que está por vir, mas nada será impossível”, completou.

Deixe um comentário abaixo