Santa Gertrudes vai receber unidade da Automotiva indiana

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove

A empresa indiana de componentes automotivos Precision Camshafts Limited (PCL) anunciou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, a escolha de Santa Gertrudes, a cerca de 180 km da capital paulista, para sua primeira fábrica nas américas. A planta recebe investimento de US$ 30 milhões (cerca de R$ 96 milhões) e irá contar com 250 funcionários até seu terceiro ano de operação – 70 deles serão contratados até o final de 2018.
O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem assessorado a empresa em questões tributárias, de licenciamento e infraestrutura.
O principal produto vendido pela PCL em todo o mundo são eixos de comando de válvula. Atualmente, eles são produzidos em fábricas na China e na Índia. A decisão de vir para o Brasil e o ocidente faz parte de um plano de expansão da empresa. E, no caso do Brasil, uma das grandes montadoras de automóveis que opera no Estado de São Paulo solicitou a nacionalização da fábrica para que possa lançar uma nova linha de motores.

“A vinda da PCL é uma amostra da confiança dos investidores de todo o mundo no crescimento do mercado de autopeças no Brasil”, afirma Sérgio Costa, diretor de Negócios da Investe SP. “Diversas empresas como essa tem percebido que a tendência desse mercado nos próximos anos é crescer, e que estar em solo brasileiro é dar um passo à frente da concorrência”, complementa.
Também faz parte do projeto da PCL iniciar, em Santa Gertrudes, uma plataforma de fornecimento de peças que atenda fabricantes de motor em outros países da América Latina, principalmente o México. No início, apenas eixos de comando serão fabricados, com amostras prontas já antes do final do ano. Mas, de acordo com a reação do mercado, é possível que outras linhas de produção também sejam trazidas para o Brasil no futuro.
Sobre a Precision Camshaft Limited
Com sede em Solapur, Maharashtra, na Índia, a PCL foi criada pra a usinagem de válvulas de comando, em 1992. O produto continuou sendo o carro-chefe da empresa, que desde então, cresceu com a participação acionária de um grupo britânico e duas joint-ventures na China. Hoje, seu objetivo é chegar a alcançar um total de 20% no mercado de válvulas de comando. Suas operações são realizadas em dez plantas no total: oito na Índia e duas na China.
Sobre a Investe SP
A Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.
A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.
Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.
Para mais informações e notícias, acesse o portal e os perfis no LinkedinFacebookTwitter da Investe São Paulo.

Deixe um comentário abaixo