Secretaria de Saúde promove de campanha o HPV e Meningite em Águas de São Pedro

Publicado em Por José Marino

A Secretaria de Saúde de Águas de São Pedro está participando da Campanha de Vacinação de Adolescentes contra o HPV e a Meningite C, organizada pelo Ministério da Saúde e hoje, dia 24, as vacinas estarão disponíveis na UBS (Unidade Básica de Saúde), das 08h00 às 16h00.

Secretaria de Saúde promove de campanha o HPV e Meningite em Águas de São Pedro

Secretaria de Saúde promove de campanha o HPV e Meningite em Águas de São Pedro. Cartaz divulgação

De acordo com secretário de Saúde, João Victor Barboza, o objetivo é atingir 100% do público alvo durante a campanha.

“Pretendemos alcançar todas as crianças e adolescentes da cidade que estão na faixa etária das vacinas, cerca de 340 jovens. Nossa meta é que todos fiquem protegidos dessas doenças”, disse o secretário.

Segundo informações da responsável pela Vigilância Epidemiológica, Águeda Zanatta, muitos já foram vacinados em outras campanhas, mas o trabalho continua, principalmente porque este é o primeiro ano que a vacina contra o HPV será oferecida também para meninos e não somente para as meninas.

Deverão receber as doses contra o HPV as meninas com idade entre 9 e 14 anos e os meninos com idade entre 11 e 14 anos. A vacina contra HPV previne contra câncer de do colo de útero, vulvar, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

“Lembramos que para ficar protegido do HPV, são necessárias duas doses da vacina. A segunda deverá ser tomada 6 meses após a primeira dose. Portanto, é importante checar a carteirinha e ficar atento as datas. Para mais informações, pedimos a população para se informe na UBS”, afirma a responsável pelo setor.

Já a vacina contra meningite deve ser tomada por meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos.

A vacina é indicada para a prevenção da doença sistêmica causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A doença é capaz de formar um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) fica na Rua Antônio Feijó, s/n – Centro e Informações podem ser obtidos pelo telefone: (19) 3482-1131.

Deixe um comentário abaixo