Secretaria Municipal da Saúde inicia nebulização contra o mosquito da dengue em Águas de São Pedro

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Secretaria Municipal da Saúde inicia nebulização contra o mosquito da dengue em Águas de São Pedro

Secretaria Municipal da Saúde inicia nebulização contra o mosquito da dengue em Águas de São Pedro – Foto: Divulgação

O trabalho de nebulização contra o mosquito Aedes Aegypti começou a ser realizado em Águas de São Pedro nesta quinta-feira (22). A iniciativa da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos e Transportes e apoio do Grupo de Escoteiros Japopici, visa combater o inseto transmissor de diversas doenças, como dengue, chikungunya e zica. A iniciativa deve continuar até domingo.

Conforme explicou o secretário de Saúde, João Victor Barboza, este um bom período para a realização de ações preventivas. “Não temos nenhum caso de doenças relacionados ao Aedes Aegypti, mesmo assim não podemos descuidar. Nesta época, devido as muitas chuvas, costumam aparecer mais mosquitos, por isso é importante o trabalho de prevenção. Anunciamos que seria realizado na primeira quinzena de fevereiro, mas iniciamos essa ação agora, pois precisávamos de um tempo seco para uma melhor eficácia”, disse. O representante da pasta ainda relatou sobre o cronograma de ação. “Primeiro está sendo feita a nebulização, também realizaremos a Operação Catacacareco e um Mutirão para controlar também a proliferação do escorpião”.

O secretário de Serviços Urbanos e Transportes, Alex Sandro Leme, destacou a importância da limpeza quando o assunto é prevenção. “Nunca é demais orientarmos sobre a importância de manter terrenos limpos e cuidar da água parada. Entulhos são abrigos de escorpiões e criadouros de mosquitos. A sujeira também pode atrair diversos animais. Deste modo, planejamos o Catacacareco para o dia 3 de março. Nesta data, passaremos pelas ruas da cidade recolhendo os materiais inservíveis”. Entre os objetos que serão recolhidos estão móveis, eletrodomésticos, entre outros. Mais informações na secretaria: (19) 3482-1270.

Sobre a nebulização, o técnico de aplicação e responsável pela empresa que presta o serviço à Águas de São Pedro, Júnior Gomes, explicou que o Método UBV (Ultra Baixo Volume) é aconselhado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). “A aplicação consiste em uma névoa gelada, muitas vezes invisível aos nossos olhos, mas que possui maior concentração de veneno, porém com menor toxidade para as pessoas”. A substância utilizada (Lambda Cialotrina) é de alta qualidade e registrada para mosquitos. “Estamos em constante adaptação quanto a resistência do veneno da praga a ser controlada. O que estamos utilizando atualmente foi lançado recentemente, não é prejudicial à saúde humana e nem dos animais”.

O procedimento foi realizado nesta quinta-feira em toda área esquerda da estância. “Continuaremos na sexta-feira no Mini-Horto, Bosque Municipal e outro lado da cidade. Em no máximo quatro dias Águas de São Pedro estará coberta pela nebulização”.

Deixe um comentário abaixo