Secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública de Águas de São Pedro, faz Avaliação Positiva da pasta e valoriza GCMs

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública de Águas de São Pedro, faz Avaliação Positiva da pasta e valoriza GCMs

Secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública de Águas de São Pedro, faz Avaliação Positiva da pasta e valoriza GCMs – Foto: Secretário de Meio Ambiente e Segurança Pública, Valdir
Gibim, e prefeito Paulo Barboza entregam uniformes à GCM (Guarda Civil
Municipal) em novembro de 2017.

A Secretaria Meio Ambiente e Segurança Pública tem investido na formação e qualificação da GCM (Guarda Civil Municipal) e em ações de conscientização ambiental. Ao longo de 2017 e início deste ano, a pasta buscou dar andamento as atividades cotidianas, e promoveu diversas políticas públicas visando um futuro mais seguro e sustentável em Águas de São Pedro. A avaliação geral do responsável pela pasta, Valdir Gibim, é positiva.
“Muitas das aquisições que fizemos e ações que foram desenvolvidas ao longo deste
período tiveram um resultado direto e imediato nas atividades cotidianas, como a aquisição de equipamentos e uniformes para a GCM.
Outra linha de ação que adotamos tem como foco o futuro, por meio de cursos e material de conscientização ambiental”, afirmou Gibim.
Na GCM, além de diversos equipamentos de utilização pessoal, como de uniformes, jaquetas, botas profissionais, armas calibre 380; também foram adquiridos materiais de uso comum e serviço – caso de três ares-condicionados para a base da corporação e dos cones de sinalização.
Outra grande conquista foi a aprovação da Lei Complementar 126/2017, que trata do Estatuto da GCM. “Essa era uma reivindicação antiga dos agentes públicos, que conseguimos fazer sair do papel o ano passado. Com esse documento, a Guarda tornou-se muito mais bem organizada internamente, o que motiva e estimula o trabalho dos guardas”.
Pensando no futuro da GCM, foram incentivadas e promovidas pela Secretaria diversas
capacitações, cursos e credenciamentos. “A qualificação profissional é fundamental dentro do serviço público de segurança. Por isso apoiamos e investimos nessa área, foram pelo menos três cursos realizados dentro e fora de Águas de São Pedro”. Entre eles, Gibim citou o Curso Sinesp-Segurança e Sinesp-Infoseg (promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília); o Curso de Primeiros Socorros para Bombeiros (realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de São Pedro em dezembro de 2017), Oficina sobre Estiagem (realizada em junho do ano passado, em Bauru, pela Defesa Civil do Estado de São Paulo), e a Renovação do Curso de Tiro e Psicológico. Outra ação foi o credenciamento dos GCMs em 2018, com validade de dois anos, e a conquista do passe-livre em pedágios junto à Artesp (Agência Reguladora
de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado).
A administração municipal também está com pedidos na Secretaria Estadual de Segurança e parlamentares para aquisição de armas teasers e veículos.
Já na área de Meio Ambiente, além de ações educativas, como o livro 7 Lições de Sustentabilidade, também foram realizadas campanhas de distribuição de mudas, e plantadas 150 árvores na cidade.

Deixe um comentário abaixo