Toninho da Sorveteria comenta aprovação de projeto de lei estadual sobre contaminação por benzeno

Publicado em Por Jose Guilherme Cortenove
Toninho da Sorveteria comenta aprovação de projeto de lei estadual sobre contaminação por benzeno

Toninho da Sorveteria comenta aprovação de projeto de lei estadual sobre contaminação por benzeno – Foto: José Marino

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de São Pedro, Antonio Benedito Ferraz Toledo, conhecido como Toninho da Sorveteria (PSL), comentou a aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o qual deve proteger os frentistas da contaminação por benzeno, substância cancerígena que faz parte da composição da gasolina, projeto semelhante a uma lei de sua autoria aprovada no ano passado pelos vereadores de São Pedro.

A medida proíbe o abastecimento depois de acionada a trava na bomba, que avisa que o tanque já está cheio.

Segundo informações da Cetesb, existem 4.137 postos no Estado onde o resíduo é encontrado em excesso, atingindo tanto o meio ambiente, quanto os trabalhadores e usuários.

A proposta estadual é de autoria do deputado Marcos Martins (PT).

O vereador destaca que em março do ano passado, havia apresentado um Projeto de Lei semelhante, que “dispõe sobre a proibição de que os postos de combustíveis abasteçam os veículos após ser acionada a trava de segurança da bomba de abastecimento e dá outras providências.”, o qual foi posteriormente aprovado e sancionado pelo prefeito.

O abastecimento somente até o limite do automático evita que o trabalhador tenha que ficar parado esperando o fim do processo e exposto ao produto que causa graves males à saúde.

Toninho ressalta que a aprovação do PL em São Pedro antes do estado demonstra a importância da medida e que o Legislativo local deu um passo à frente em relação as demais cidades e até mesmo ao estado.

“Trata-se de uma questão de saúde pública e essa preocupação ficou evidenciada com a aprovação de uma lei estadual. Eu fico feliz de poder ser um exemplo bom e ver nossas ações sendo ampliadas em nível de estado.  Saímos na frente, eu particularmente busco contribuir para que nossa população tenha uma melhor qualidade de vida e ver um projeto semelhante ao nosso que visa preservar nesse caso a saúde das pessoas que trabalham nos postos de gasolina ser elevado a nível estadual, é mais do que gratificante, pois demonstra que nosso trabalho esta correto e temos muito a contribuir com nossa cidade com legislações inovadoras”, comentou o presidente do legislativo.

Deixe um comentário abaixo