Vigilância conseguiu vacinar mais de 1.300 animais

Publicado em Por Diagramador

Balanço final divulgado pela Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, indicou que 1.318 animais foram vacinados durante a Campanha Municipal de Vacinação contra Raiva realizada no período de 27 de setembro a 07 de outubro. Neste ano, a Campanha vacinou 1.104 cães e 214 gatos.

“Vigilância conseguiu vacinar mais de 1.300 animais” – Foto: Divulgação

Para o secretário de Saúde Jordano Zanoni, a cobertura vacinal foi bastante satisfatória. “Tivemos uma resposta muito positiva por parte da população, que compreendendo a importância da imunização dos animais compareceu aos postos volantes ou recebeu nossas equipes nas propriedades rurais”, comemora o secretário.

Para a realização da Campanha, a Vigilância estabeleceu um cronograma que previu a instalação de postos volantes em pontos estratégicos do município, incluindo a zona rural, e contou com as equipes da Vigilância Sanitária. De acordo com o técnico em Vigilância, Miguel Carlos de Lima, o cronograma teve por objetivo cobrir todo o município, de forma a facilitar o acesso à Campanha a todos os proprietários de animais de Ipeúna.

O técnico da Vigilância ressalta ainda que proprietários de animais que não foram imunizados podem procurar a Casa da Agricultura para serem orientados sobre como proceder à vacinação dos animais. Miguel destaca ainda a importância da vacinação contra a raiva, “que é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A vacinação é a forma mais eficiente de combater a doença, que não tem cura”. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Deixe um comentário abaixo